O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Éden Valadares, confirmou ao BNews nesta terça-feira (9) que o diretório da sigla na Bahia defende o nome do senador Jaques Wagner como candidato ao Governo em 2022.
Éden evitou bater o martelo, em respeito aos demais partidos da base, principalmente o PSD de Otto Alencar e o PP do vice-governador João Leão, ventilado na Casa Civil.
“Estamos oferecendo ao conjunto da base um nome, um nome testado e aprovado, que todos conhecem e tem uma relação de amizade e respeito político. Na nossa avaliação, Wagner é capaz de unificar nossa base e dialogar com todos os setores da sociedade”, disse o presidente do PT Bahia.
Apesar de reconhecer o direito dos “aliados” de lançarem os seus próprios candidatos, Éden garantiu que confia na “capacidade política” de Wagner de conseguir a união em torno do seu nome, para retomar a cadeira do Palácio de Ondina, ocupada por ele de 2006 a 2014.
O martelo, no entanto, não deve ser batido tão cedo e muitas coisas podem acontecer nestes próximos dois anos. Éden reafirmou que esta é uma “decisão política”, mas que a confirmação será dada no momento certo.
“A decisão política está tomada, o prazo legal depende do calendário eleitoral, mas isso só em 2022. Mas a decisão política é de construir, com muito diálogo com a militância, os movimentos sociais, a sociedade civil e os partidos aliados, a possibilidade de Jaques Wagner governador. Com responsabilidade, no tempo certo das coisas”, declarou.
Por: Luiz Felipe Fernandez