- Fala foi considerada racista nas redes
- Pronunciamento foi feito durante encontro com primeiro-ministro da Espanha
- Noção errônea da origem da população argentina não é rara no país
Alberto Fernández, presidente da Argentina, fez uma declaração polêmica na manhã desta quarta-feira (9) em encontro com o premiê da Espanha, em Buenos Aires. Ele afirmou que “os mexicanos vieram dos indígenas, os brasileiros, da selva, e nós, chegamos em barcos. Eram barcos que vinham da Europa”, e apontou para Pedro Sánchez. Ele ainda acrescentou: “O meu [sobrenome] Fernández é uma prova disso”.
A fala seria uma menção a uma frase comumente atribuída ao escritor mexicano Octavio Paz (1914-1998), ganhador do Nobel de literatura de 1990, mas que na verdade foi proferida em canção do compositor Litto Nebbia, Chegamos dos Barcos. Em teoria, trata sobre a origem asteca dos mexicanos e a antecedência inca dos peruanos.
A declaração do presidente não é rara na comunidade argentina, e parte de uma concepção errônea de que a população do país não teria sido formada por diferentes origens e pela miscigenação.
Fernández é um presidente peronista que se elegeu como representante da centro-esquerda e em diálogo com diversos movimentos sociais, inclusos grupos indígenas.