Foto: Roberto Fonseca
Nesta sexta-feira (05), a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) fez a entrega dos certificados do curso de Atendimento ao Turista, realizado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) no Espaço Colaborar. A certificação contou com a participação do Superintendente de Serviços Turísticos do Estado da Bahia João Henrique Paolilo.
De acordo com o Superintendente, a ação simboliza a retomada das atividades turísticas na Bahia, que tem tido um crescimento acima da média do país. “A gente sai daqui com pessoas mais capacitadas para atendimento ao turista e para o atendimento dos munícipes de um modo geral. Eu não tenho dúvidas de que outras ações serão desenvolvidas aqui em Alagoinhas para fortalecer o setor”.
A iniciativa faz parte do plano de retomada do Turismo na Bahia, o VivaTur Ba, que visa recuperar os prejuízos causados pela pandemia da Covid-19. De acordo com a Presidente do Conselho Municipal de Turismo Francisca Maria Moraes, “foi de suma importância esse treinamento, falo não só como Presidente do Conselho, mas também como uma Promotora e Organizadora de Eventos. O bom atendimento é primordial para que fique o gostinho de quero mais. Oriento sempre isso à equipe que compõe meus eventos, a exemplo dos garçons, atendentes e recepcionistas”.
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Para a secretário da pasta Iraci Gama, o turismo prevê movimentação de pessoas e impulso para conhecer um lugar, “aí entra em um restaurante, procura um hotel, entra em uma loja para fazer uma compra, procura um espaço histórico para visitar, ou seja, é gente procurando fazendo contato com gente, por isso é importante que quem trabalha nessa área saiba receber as pessoas, saiba conversar, tratar com delicadeza quem chega, porque essa pessoa terá, assim, a vontade de retornar”.
Além de agentes de Turismo, a Guarda Civil Municipal também participou do curso e contou com a participação do GMC Salvador na solenidade de certificação. “O guarda municipal é aquela pessoa que tem o papel de proteger o patrimônio e o patrimônio mais importante que nós temos é o ser humano”, considerou a secretária Iraci.
Danilo Almeida, chefe dos garçons do Restaurante Gastrô comentou que participar do curso “foi bastante importante para mim, que já trabalho na área de atendimento. Recepcionar bem a clientela é fundamental e no lugar em que trabalho vai bastante turistas, sobretudo por causa da Heineken e das outras cervejarias”.
Foto: Roberto Fonseca
A instrutora do curso Magda Ferreira Guimarães, que é Diretora de Qualificação da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia ressaltou que o empreendedorismo voltado para o Turismo foi um dos principais temas tratados, assim como a importância da cidadania. “nós abrangemos principalmente a Guarda Municipal porque entendemos que é de extrema importância que esses profissionais saibam atender todas as pessoas, não só as da comunidade, como também os turistas”. Questões de ética, respeito ao próximo, às diversidade, aos idosos, aos deficientes também foram tratadas durante as aulas.
Motoristas de táxi Uber e atendentes em pontos estratégicos de chegada do turista também farão parte da grade de qualificação da SECET. “A primeira impressão é a que fica e nós estamos no caminho certo com a qualificação desses profissionais”, concluiu a presidente do Conselho Municipal de Turismo Francisca Maria de Moraes.
Fotos: Roberto Fonseca