Na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o trabalho da AMEEI – Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado em Inclusão, da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) de Alagoinhas, ganha destaque. Funcionando na Rua Marechal Deodoro, 193, desde 02 de julho de 2021, nesta quarta-feira (24), a AMEEI abriu as portas para cuidar de quem cuida e desenvolver atividades lúdicas com as crianças atendidas ou que já passaram por lá.
Os estudantes são encaminhados por meio de ofício, pelas escolas, quando algo diferente é percebido em sala de aula ou quando já estão matriculadas como criança com deficiência.
É feita uma triagem com uma equipe multidisciplinar e a família passa por uma assistente social, “a afim de entender o contexto social daquela família”, relatou a diretora Emília Libório. A partir disso é feito um estudo de caso da criança que gera uma devolutiva para a família e para a escola. O pedagógico da unidade escolar se reúne com a gestão escolar e com o professor deste aluno, a fim de orientar as atividades diferenciadas, com suas específicidades. Também é dada uma devolutiva à família. “Em alguns casos, é preciso procurar um neuropediatra, um psiquiatra infantil ou psicólogo para acompanhamento clínico”, explicou Emília.
“Precisamos dar visibilidade à Unidade, para que a sociedade saiba que pensamos no bem-estar das crianças e agimos em prol disso”, disse a diretora Emília Libório, enfermeira de formação, que abordou a parceria entre Educação e Saúde na atenção com a causa.
“O AMEEI é uma unidade que faz a diferença na inclusão e tenta assegurar um Direito adquirido por lei. A criança com deficiência tem que estar socializada com as outras crianças”, enfatizou o secretário da Educação Gustavo Carmo.
No acolhimento desta quarta-feira (24), as crianças participaram de uma oficina de brinquedos recicláveis, enquanto os responsáveis recebiam massagens e ventosoterapia. Também teve contação de história e muita animação. “Foi um momento de interação alusivo à Semana, para mostrar o trabalho da AMEEI. Muito gratificante da parte do secretário ter abraçado esse projeto diferenciado e que tem grande relevância para o nosso município”, declarou Emília.
“A AMEEI está de portas abertas para acolher outras crianças, na medida do possível, que estudem em escola particular”, salientou a diretora, reforçando a parceria com a SESAU, o Conselho Tutelar e a ponte com o CREAS e o CRAS