Pesquisa TV Record/RealTime Big Data sobre a disputa pelo governo da Bahia, divulgada nesta quinta-feira (13), mostra o ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues (PT) e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) empatados com 50% dos votos válidos.
No primeiro turno, que aconteceu no dia 2 de outubro, Jerônimo obteve 49,45% dos votos válidos, contra 40,88% de ACM Neto.
Os votos válidos, que excluem branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.
Pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas. A CNN Brasil divulga os dados de 11 institutos tradicionais por entender que as pesquisas são uma ferramenta importante para análise do eleitor.
No cenário de votos totais, Jerônimo e ACM Neto têm 47% das intenções de voto cada. Os que dizem votar nulo ou branco são 3%, e os entrevistados que afirmaram não saber ou preferiram não responder também somam 3%.
O levantamento ouviu 1.200 eleitores, presencialmente, entre 10 e 11 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o protocolo BA-00021/2022.
Segundo turno
Votos válidos
- Jerônimo Rodrigues (PT) – 50%
- ACM Neto (União Brasil) – 50%
Votos totais
- Jerônimo Rodrigues (PT) – 47%
- ACM Neto (União Brasil) – 47%
- Brancos e nulos – 3%
- Não sabem ou não responderam – 3%
* Carolina Cerqueira
cnnbrasil