A Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) começou a distribuição de absorventes higiênicos na Rede Municipal de Ensino de Alagoinhas. Uma das finalidades da ação é evitar a evasão escolar e garantir conforto e dignidade para as alunas durante o ciclo menstrual.
De acordo com o secretário da Educação Gustavo Carmo, “a entrega será feita por trimestre, ficando a escola com o estoque abastecido para 03 meses. Já as estudantes receberão mensalmente os absorventes, suprindo as necessidades individuais de cada ciclo”.
No total, 5.547 pacotes de absorventes descartáveis serão entregues em 51 unidades escolares, minimizando o absenteísmo que prejudica o rendimento escolar. Além disso, a iniciativa promove o debate a respeito da dignidade menstrual.
Embora muitas meninas tenham vergonha de falar sobre o assunto, a menstruação é um acontecimento natural no corpo, que se inicia na puberdade. A fim de enfrentar esse tabu, aliada à distribuição dos absorventes, o assunto será tratado nas unidades escolares durante palestras do Programa Saúde na Escola – PSE.