Em mais uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), foi iniciada, em Alagoinhas, a Agenda dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra à Mulher. Com uma programação inclusiva e esclarecedora, a primeira atividade aconteceu durante a Ouvidoria nos Bairros, no último domingo (20), e segue até o dia 09 de dezembro, em um encontro com as assistidas pelo CRAM.
A Agenda dos 21 dias faz parte de um movimento global, com importantes mobilizações socioeducativas de sensibilização e combate à violência contra à mulher. A proposta articula diversas ações com a finalidade de qualificar os serviços, além de fortalecer e divulgar a rede de atendimento, “a fim de que a política de proteção possa alcançar todas as meninas e mulheres que necessitem, como também prevenir diversas violações de direitos humanos que as afetam”, explicou a coordenadora de Políticas de Proteção à Mulher da SEMAS Jamile Oliveira.
Em âmbito internacional, a Campanha surgiu em 1991, liderada por 23 ativistas dos Direitos das mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA. À princípio, eram preconizados 16 dias de mobilização. No entanto, no Brasil, especificamente na Bahia, o período de ações foi aumentado para 21 dias.
Em reconhecimento às desigualdades e vulnerabilidades que atingem as mulheres negras, o início das ações coincide com o dia da Consciência Negra, 20 de Novembro.
“A participação e o apoio de cada ator social dessa importante rede de proteção é de suma importância para o sucesso dessa ação de peso”, lembrou o secretário Rui Costa Brito”.
Segue o cronograma da Agenda 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher:
1-Stand de Proteção à Mulher: Abordagens, serviços e informações-Ouvidoria nos Bairros – 20/11.
2-Campanha o Amor não Professa Violência (Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher)-25/11, às 8h30, no CIAS
3-Calendário Municipal dos Direitos Humanos das Mulheres- 29/11, no CIAS
4-Ciranda da Cidadania para Elas (Dia Mundial de Combate a AIDS), 01/12, às 14hs, na Associação do Riacho da Guia
5-Campanha do Laço Branco (Dia de Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra as mulheres), 06/12, às 8h30, no 4º BPM
6-Encontro com as assistidas do CRAM: Plano de Segurança Pessoal para Mulheres, 09/12, às 14hs, no CIAS.
Confira mais imagens do primeiro dia de Ativismo: