A Coordenação de Operações Especiais (COE) vai aplicar nos treinamentos que serão realizados neste ano, as habilidades aprendidas no Intercâmbio Internacional de Forças Especiais – Europa, realizado em outubro de 2022, que reuniu policiais da força especial da Polícia Civil da Bahia e de outras instituições segurança de alguns países.
Com o foco em gerenciamento de crises em locais de grande circulação, os treinamentos proporcionam habilidades para intervenções específicas nestes ambientes, com a utilização de métodos integrados, com equipamentos de comunicação e outras ferramentas. Os cenários são semelhantes aos de grandes concentrações de público, a exemplo dos grandes eventos realizados na Bahia.
O investigador da COE, Douglas Pithon, participou da capacitação e irá multiplicar os conhecimentos. “Os métodos se aplicam aos cenários que teremos nos grandes eventos que acontecem no nosso estado. Muito importante absorver e repassar esse aperfeiçoamento para outros policiais, o que proporciona mais eficiência”, comentou.
O treinamento Interagências realizado nas cidades de Lyon, Toulouse e Montpellier, na França, além da COE e outras forças especiais do Brasil, reuniu renomados grupos de operações especiais da Europa, a exemplo do RAID França (Recherche Assistance Intervention Dissuasion), Comando parachutiste de l’air n° 10 (Forças Especiais da Aeronáutica) e Régiment de Parachutistes D’Infanterie de Marine (Forças Especiais do Exército) da França, GIPG (intervenção da Suíça), Gruppo di Intervento Speciale (Unidade de intervenção da Polícia da Itália).
Ascom-PC / Tony Silva