Na manhã desta quarta-feira, 1º de março, o prefeito Joaquim Neto assinou um decreto que aumenta os valores a serem pagos, a título de bolsa auxilio, aos estudantes admitidos no Programa de Estágio da Prefeitura, com jornada de 30h semanais. O ato aconteceu no Hotel Absolar, após a palestra da Master Coach Trainer Raquel de Santana, que abordou a importância do estágio na formação profissional.
O reajuste terá impacto de 1 milhão de reais no orçamento anual, aprovado após análise criteriosa das secretarias de Planejamento, Administração e Fazenda. Os estagiários oriundos de estabelecimentos de ensino médio receberão, agora, R$ 350,00; já os universitários passarão a receber R$ 550,00. A indicação foi feita pelo vereador Jorge da Farinha.
Para o estagiário do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Lucas de Souza Alves, 22 anos, “o aumento chegou em ótima hora”. Cursando Segurança do Trabalho no Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (CETEP), ele disse que consegue colocar em prática os aprendizados em sala de aula, “sem sombra de dúvidas! O CEREST se relaciona com a minha área e agrega muito aos meus estudos”.
Solenidade
Participaram da solenidade, o Prefeito Joaquim Neto, os secretários Luiz Carlos Prata (Administração), Gustavo Carmo (Educação), João Rabelo (Governo), Márcio Gomes (Comunicação), George Caboré (Agricultura), o Chefe de Gabinete Raimundo Queiróz, as secretárias Roseane Conceição (Fazenda), Virgínia Porto Santos (Planejamento e Orçamento), Iraci Gama (Cultura, Esporte e Turismo) e Laína Passos; além do Presidente da Câmara de Vereadores José Cleto e os vereadores Jorge da Farinha, Edy da Saúde, Anselmo Bal e Márcio da Cavada.
O chefe do Executivo, Joaquim Neto, ressaltou o papel que os estagiários possuem dentro da Administração Pública, reafirmando a importância da valorização e reconhecimento dos serviços prestados. O prefeito lembrou o quão aprendeu nos estágios que fez, no início da sua carreira, tanto como estudante de Desenho Arquitetônico (tendo estagiado na própria prefeitura), quanto de Medicina. “Aproveitem esse momento da vida de vocês e se dediquem, pois aqueles que mais se destacarem têm maiores chances de serem efetivados”. Joaquim ainda disse que “o estágio pode ser o início de uma carreira de sucesso, como é o exemplo da nossa secretária de Fazenda Roseane, que iniciou como estagiária, passou no concurso público e hoje exerce um papel exemplar dentro da gestão”.
Segundo o secretário de Educação Gustavo Carmo, só na SEDUC estão locados 446 estagiários, “que são imprescindíveis para a Educação do município”. Ele destacou a atuação dos integrantes da Comissão de Avaliação Orçamentária e Financeira – CAOF “que fizeram o esforço necessário para que esse objetivo fosse atingido”.
O secretário de Administração Luiz Carlos Prata falou “do compromisso empreendido pela gestão para promover esse aumento das bolsas, em reconhecimento ao trabalho dos estagiários” e incentivou os estudantes a continuarem dando o seu melhor, “pois isso se refletirá no futuro de cada um”.
Palestra “A importância do estágio na formação profissional”
A Master Coaching Trainer Raquel de Santana Santos (confira o currículo completo AQUI ) realizou uma palestra dinâmica, abordando questões como propósito de vida, autoconhecimento, valores e planejamento. De acordo com ela, é necessário ter claramente a meta que se quer alcançar, a fim de se traçar um caminho adequado, com equilíbrio entre as dimensões pessoais, sociais e profissionais. “É preciso desejar e idealizar, ser maestro da própria vida com autorresponsabilidade”.
Dentre as características essenciais para ascender profissionalmente, ela destacou a resiliência, empatia, respeito e proatividade. Ela ainda discorreu sobre a importância de se construir um legado e nunca deixar de lado os princípios individuais.
Fotos: Roberto Fonseca
Fonte: Secom /Alagoinhas