O IGNORANTE VEREADOR XENOFÓBICO QUE ATACOU OS BAIANOS.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dos 207 empregados resgatados do alojamento em Bento Gonçalves, 194 voltaram para a Bahia, quatro ficaram no RS e nove eram gaúchos de Rio Grande, Montenegro, Marau e Carazinho, que voltaram para suas cidades.

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, se manifestou no Twitter contra o ” discurso xenófobo e nojento de vereador de Caxias”.

“Não representa o povo do Rio Grande do Sul. Não admitiremos esse ódio, intolerância e desrespeito na política e na sociedade. Os gaúchos estão de braços abertos para todos, sempre”, disse.

 

governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) também se manifestou no Twitter:                                       “Eu repudio veementemente a apologia à escravidão e não permitirei que tratem nenhum nordestino ou baiano com preconceito ou rancor”.

“É desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade humana. Determinei, portanto, a adoção de medidas cabíveis para que o vereador seja responsabilizado pela sua fala”, afirmou o governador.

MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA VEREADOR DO RS

“Este cidadão esquece que a escravidão acabou no Brasil em 1888 — um dos últimos países do mundo a fazê-lo”, repudia o presidente da Alba

Após manifestações dos principais representantes políticos baianos, repudiando as falas xenofóbicas do vereador gaúcho Sandro Fantinel (Patriotas), o deputado estadual e presidente da Alba, Adolfo Menezes (PSD), apresentou Moção de Repúdio, nesta quarta-feira (1º), à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia.

“Este cidadão esquece que a escravidão acabou no Brasil em 1888 — um dos últimos países do mundo a fazê-lo. Somos o berço de fundação deste nosso país, sétima maior economia do Brasil e isso só se conquista com muito trabalho. Somos um povo trabalhador, mas que também é festeiro e gosta mesmo de tocar tambor. Porque a vida não é só mourejar, mas também ‘diversão e arte’ — como bem pontuou nosso Caetano Veloso”, defende Menezes.

E completa:

“Diferente deste cidadão, este ódio destilado contra os baianos não deve ser generalizado contra o povo gaúcho, com figuras do escol de Getúlio Vargas, Leonel Brizola, Érico Veríssimo, Elis Regina, Luís Fernando Veríssimo, Mário Quintana, Lupicínio Rodrigues, entre outros. Na sua completa imbecilidade, o vereador mostra desconhecer a história e a cultura, ignorando a Bahia como grande celeiro de talentos mundiais ”, afirma o deputado.

 

Comando Notícias:

 Xenofobia é um tipo de preconceito caracterizado pela aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros. Normalmente é baseado em fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros.

Trata-se de um problema social baseado na intolerância e/ou discriminação social, frente a determinadas nacionalidades ou culturas.

Esse problema gera violência entre as nações do mundo, desde humilhação, constrangimento e agressão física, moral e psicológica. Tudo isto, promovido, principalmente, pela não aceitação das diferentes identidades culturais.

Em suma, a xenofobia é considerada um tipo de aversão irracional aos estrangeiros.

Origem do Termo

Do grego, o termo “xenofobia” é formado por dois termos: “xénos” (estrangeiro, estranho ou diferente) e “phóbos”, (medo). Assim, xenofobia pode ser traduzida, literalmente, como “o medo do diferente”.

É um termo usado, como o próprio nome indica, desde a Antiga Grécia. No entanto, com a globalização, este fenômeno passou a ganhar maiores proporções, porque temos acesso à internet e ao conhecimentos de muitas culturas e costumes ao redor do mundo. Mesmo com esse amplo acesso, algumas culturas acabam sendo consideradas superiores a outras.

Por: Comando Notícias /fontes G1 /Youtube