O prefeito Joaquim Neto e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Bruno Fagundes estiveram em Parnamirim, cidade da região metropolitana de Natal (RN), para visita à Dore Refrigerantes, no último sábado (04). Ciceroneados por Walter Dore Júnior, presidente da companhia, a dupla pôde conhecer as instalações e o funcionamento da fábrica, que terá filial no município de Alagoinhas. O projeto de viabilidade econômica está pronto e o protocolo de intenções com o Governo do Estado assinado.
De acordo com o secretário Bruno Fagundes, o projeto industrial também já está sendo elaborado e, durante a viagem, o cronograma de sua instalação foi discutido. “O objetivo primordial foi fortalecer o compromisso da empresa com o município, pelo que foi pactuado através do protocolo de intenções, e tratar do cronograma”. Bruno Fagundes salientou que a Dore já possui um mercado consumidor na Bahia, “com um faturamento considerável e que, portanto, necessita realmente dessa ampliação”.
Para escoar a sua produção, a empresa mantém um frete com mais de mil quilômetros do Rio Grande do Norte até a Bahia e Sergipe. “A fábrica já vai nascer com uma grande demanda de produtos”, destacou o gestor da SEDEA.
A vinda da Dore reflete o estudo realizado pelo Instituto Urban Systems, publicado na Revista Exame em dezembro de 2022, no qual o município aparece como o melhor da Bahia para se fazer negócio e 27º do Brasil. Quanto a isso, o chefe do Executivo Joaquim Neto salienta o estímulo incessante do seu Governo para a atração de novas empresas. “Refiro-me não apenas às grandes, mas também às empresas de pequeno e médio porte. Afinal, elas garantem cerca de 70% dos empregos gerados em Alagoinhas”.
O suco Tampico, famoso no Brasil inteiro, e o energético Mormaii, com capilaridade em todo o país, são alguns dos produtos mais vendidos pela Dore, além dos centenários refrigerantes. “Esse final de semana foi muito importante para Alagoinhas! É mais um passo dado à frente para a chegada de mais uma indústria ao nosso município”, reforçou Joaquim.
O investimento previsto na nova unidade industrial gira em torno de 30 milhões de reais, com a geração de aproximadamente 250 empregos diretos e indiretos. “Estamos muito animados com a ida para a Bahia. Iremos coroar uma vontade e um sonho, tanto dos habitantes de Alagoinhas, como da nossa companhia”, arrematou o presidente Walter Dore Júnior.
Fotos: Rogenis Dias
Fonte: Secom /Alagoinhas