Foram investidos mais de R$ 743 mil entre obra física e equipamentos para o Cican
O Centro Estadual de Oncologia da Bahia (Cican) inaugurou, nesta sexta-feira (25), a reforma e ampliação do setor de quimioterapia. A unidade, que há quase 50 anos presta serviços à população baiana, recebeu o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, e a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, para a inauguração.
Ao todo, foram investidos mais de R$ 743 mil entre obra física e equipamentos, garantindo à unidade mais uma sala com 04 leitos de observação totalmente equipada e área com 12 poltronas para administração dos quimioterápicos, além de farmácia satélite e um novo posto de enfermagem.
A secretária da Saúde destacou a importância dos serviços prestados pelo Cican e os esforços do Governo da Bahia para qualificar a assistência oncológica.
“No Cican, tratamos os cânceres mais prevalentes, além da oncohematologia. Com mais essa entrega, seguimos qualificando a assistência oferecida e humanizando o atendimento dos milhares de pacientes atendidos aqui mensalmente. Seguimos cuidando das nossas pessoas”, comemorou Santana.
De acordo com a diretora da unidade, Ana Cátia Mendonça, no local são disponibilizadas diversas especialidades, totalizando cerca de 25 mil atendimentos por mês.
“O Cican funciona como unidade de alta complexidade e oncologia e é interligado ao Hospital Geral Roberto Santos. Atendemos as principais patologias como ginecologia, urologia, mastologia, dermatologia, além de cuidados paliativos, clínica da dor e a oncologia propriamente dita”, pontuou.
A unidade também dispõe de Centro Cirúrgico e parque de bioimagem com mamógrafos, aparelhos de ultrassonografia, Raio-x e tomografia computadorizada.
Fonte:Bnews