8 de janeiro: Polícia Federal mira parlamentar estadual em nova fase de operação; entenda

Polícia Federal (PF) começou mais uma fase da Operação Lesa Pátria, que segue apurando a incitação, participação e o financiamento dos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. De acordo com informações da PF, os agentes foram as ruas nesta terça-feira (29) para cumprir dois mandados de busca e apreensão no estado de Goiás. As cidades que foram alvo das operações foram Goiânia e Piracanjuba.

Os alvos da operação não teve o seu nome divulgado pela polícia, mas é sabido que ele é um parlamentar estadual. De acordo com informação do Uol Notícias, um desses alvos deve ser o deputado estadual e ex-prefeito do município de Piracanjuba, Amauri Ribeiro (UB). Os mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a PF, os alvos seguem sendo investigados, em tese, pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Além disso também são observados e investigados por dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes de lei de terrorismo.