Conselheiros Tutelares 2024-2028 são diplomados e empossados

Na manhã desta quarta-feira (10) aconteceu, no auditório da Faculdade Estácio, a cerimônia de diplomação e posse dos novos Conselheiros Tutelares titulares e suplentes para a gestão 2024-2028. O processo eleitoral, conduzido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e apoiado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), compreendeu três etapas: prova escrita, teste psicológico e voto popular.

Defender os direitos da população infantojuvenil, incluindo o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à vivência familiar e comunitária é o propósito do Conselho Tutelar, o qual está estabelecida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Cabe aos Conselheiros atuar no sentido de proteger crianças e adolescentes com seus direitos ameaçados ou violados, assim como agirem de forma preventiva para evitar que situações de risco se agravem. Dentre as ações concretas estão o atendimento e aconselhamento, além de fiscalização e encaminhamentos judiciais, quando forem o caso.

Na abertura da solenidade foi feita uma homenagem póstuma à Cintia Leandra, que atuou como Conselheira Tutelar, prestando excelentes serviços à sociedade alagoinhense.

A mesa foi composta pelo Presidente do CMDCA Edlam Santos, o secretário de Relações Institucionais Gustavo Carmo (representando o prefeito Joaquim Neto), o secretário de Assistência Social Rui Costa Brito e o Presidente da Câmara de Vereadores José Cleto. O secretário de Educação Marcos Amorim, a subsecretária de Educação Keite Lima, a Comandante da Guarda Municipal Silvânia Soares e os vereadores Anderson Baqueiro, Thor de Ninha e Jorge da Farinha também compareceram ao ato.

De acordo com o secretário de Assistência Social Rui Costa Brito, “qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima e acionar o Conselho Tutelar em casos suspeitos de violação dos direitos infanto-juvenis, visando a proteção integral da criança ou do adolescente. Os Conselheiros também podem exercer suas funções dando apoio e acompanhamento temporários a esses menores, desde o acompanhamento na matrícula e frequência escolar à requisição de tratamentos médico, psicológico ou psiquiátrico e inclusão em serviços sociais”.

A chamada para a diplomação, posse e recebimento do crachá de identificação aconteceu por ordem classificatória, tendo sido Thais Monteiro Xavier Santana a mais votada no pleito. Ela, assim como os demais novos Conselheiros, foram recebidos com aplausos calorosos da plateia.

Jussilene Barreto dos Santos, segunda mais votada, disse que descobriu o seu dom de cuidar de menores muito cedo, quando trabalhou como auxiliar na Creche Alegria da Mamãe, no Barreiro. Ao longo de 24 anos dedicados ao social, ela revelou ser essa uma missão. “É um dom de trabalhar em defesa da criança. Esse é o meu quarto mandato porque eu tenho a vocação de servir em prol de nossas crianças e adolescentes. Vejo hoje as crianças de outrora adultas, com seus empregos, mas também acompanhei histórias de quem não está mais entre nós, infelizmente”.

O novo Conselheiro Nilton Junior, formado em História, já desenvolvia um trabalho com o público infantojuvenil há algum tempo, em um projeto social. “E eu acredito que, a partir dessa experiência que adquiri nesse projeto, eu posso continuar o meu trabalho, com uma outra perspectiva, zelando pelas crianças e jovens, que são o futuro da sociedade”.

Os novos Conselheiros Tutelares titulares são:

1. Thais Monteiro Xavier Santana
2. Jussilene Barreto dos Santos
3. Emilia Santos Da Silva
4. Ivonildo Garcia Dos Santos Alves
5. Kricia Lanai Dos Santos Souza
6. Nilton Cesar Silva Ferreira Junior
7. Cristimary Mendes Da Silva
8. Rosemary dos Santos da Cruz
9. Celianne Pinheiro Simoura
10. Andreia Alves Carla da Silva

Dentre os candidatos, foram eleitos também 10 suplentes para o cargo.