Os trabalhos legislativos de 2024 foram abertos na última terça-feira (20), na Câmara Municipal de Alagoinhas. Como é de costume, uma mensagem do Governo, apontando os avanços alcançados e metas para o ano corrente foi repassada à plenária, composta pelos parlamentares, representantes da imprensa, da sociedade civil organizada e secretários municipais.
O prefeito Joaquim Neto, que tradicionalmente faz o discurso, foi representado pelo secretário de Governo João Rabelo, que retransmitiu a mensagem de pesar do alcaide pela sua ausência. O Chefe do Executivo precisou ir à Brasília participar de três audiências e não conseguira chegar ao município a tempo.
A mesa solene foi dirigida pelo presidente da Casa Legislativa, José Cleto (Cleto da Banana), que direcionou seu discurso no sentido de manter a civilidade na disputa eleitoral. “Nada justifica o ataque à honra de quem quer que seja. A cidadania exige de todos nós posturas e posicionamentos alinhados com o interesse da coletividade. Quando um vereador é atacado em sua honra, a casa é atingida”. Também compuseram a mesa, a vice-presidente da casa, Raimunda Florêncio, a 1ª secretária Luma Menezes, o 2º secretário Djalma Santos e a secretária de Planejamento e Orçamento Virgínia Porto Santos.
Fazendo uma retrospectiva da gestão, desde a expectativa de realizar grandes ações pela cidade – em 2017 – até a avaliação dos resultados – na oitava vez em que o Governo Joaquim Neto ocupou a Tribuna na abertura dos trabalhos do Legislativo – os principais resultados alcançados foram relembrados.
A situação em que se encontravam as praças do município – entregues às traças, e a revitalização total desses espaços, a exemplo das praças Rui Barbosa, do Coreto, de Alagoinhas Velha e Kennedy, “espaços de convivência e de história” – foi lembrada, assim como o enfrentamento aos problemas da Saúde pública, com a busca de apoios institucionais e parlamentares, com emendas e convênios; a recomposição dos Postos de Saúde, as inúmeras iniciativas promovidas, com campanhas de vacinação, realização de cirurgias eletivas, sem contar a construção do Hospital Materno – Infantil, prestes a ser entregue à população.
O avanço a olhos vistos na Educação municipal foi trazido à tona, exemplificado com o aumento na nota do IDEB, a informatização da rede escolar, a reforma das unidades escolares, o pagamento dos precatórios aos professores, entre outras iniciativas revolucionárias. O excelente trabalho desenvolvido na SEMAS também foi lembrado, com destaque para o número de refeições fornecidas pelo Restaurante Popular (261.250), de beneficiados no Programa Qualifica Alagoinhas (1.319), a inauguração do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Centro de Convivência da Pessoa Idosa.
O grande acontecimento turístico de 2023, o Bahia Beer – Festival da Cerveja de Alagoinhas, que ganhou destaque na mídia nacional, assim como o São João de Alagoinhas, sobretudo o Trem do Forró, foram apontados; a valorização das tradições, o reconhecimento dos terreiros como templos religiosos e a isenção no IPTU, os editais da Paulo Gustavo e etc. Também foi citada a entrega do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), equipamento de ponta; a Praça dos Esportes; a pavimentação de centenas de ruas; as macrodrenagens, requalificação do Carneirão, e tantas outras ações de infraestrutura.
No campo do desenvolvimento econômico, a atração de empresas e a geração de empregos (25.565, segundo o Cadastro Nacional Geral de Empregados e Desempregados), assim como as capacitações no campo do empreendedorismo ganharam destaque, além do investimento de 600 milhões de reais do Grupo Heineken, e dos 300 milhões da empresa VCA, na cidade. Na área ambiental, foi implementado o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A reviravolta no SAAE, que saiu de uma dívida de 14 milhões de reais para referência nacional no saneamento básico; os projetos voltados para a zona rural, como o Empreender no Campo e Campo Forte, Campo Feliz também entraram na lista de realizações do Governo Joaquim Neto.
Ganhou destaque na mensagem para o Legislativo, a concretização da PPP de Iluminação Pública, com investimentos de 102 milhões de reais, e também a vinda do Governador Jerônimo para o município, nesta quinta-feira (22), com a realização de uma importante Feira de Saúde, a assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Hospital Regional de Alagoinhas – HRA, a entrega da pavimentação no trecho de acesso viário, em pista dupla, à cidade, do Galpão de Frutas da Central e de 13 títulos de regularização fundiária.
O final do discurso foi de agradecimentos à Casa Legislativa “por todos esses anos de relacionamento, de debates, de propostas, de observações, de entendimentos e de diálogo”.
Fotos: Roberto Fonseca
Fonte P M A