Mais uma edição da Ouvidoria nos Bairros foi realizada na manhã deste domingo (26), na Escola Vila Esperança, Vila Marçal. Executado pela 34ª vez, o projeto da Prefeitura de Alagoinhas que oferece serviços e atendimentos gratuitos aos cidadãos chegou à marca de 27 mil atendimentos desde que iniciou, em 2017.
Foi disponibilizado para o público atendimento médico, psicológico, odontológico e oftalmológico; nutricional, terapia ocupacional, realização de exames laboratoriais, aferição de pressão, testagem de glicemia, cálculo de IMC, massoterapia, emissão de cartão SUS, aplicação de vacinas de rotina, serviços de enfermagem, SAAE Itinerante, CRAS Itinerante, oficina de leitura e biblioteca itinerante. Todas as secretarias municipais montaram estandes de atendimento.
Além disso, o CETASS, Laboratório LOOP, Ótica Império, Faculdade Santo Antônio, Clínica Funcional, Clínica Terapeuta Walkiria, Microlins, Clínica Dr. Alan Diego e Clínica Dr. Juliano Carvalho também ofereceram serviços.
Sobre o projeto, o Ouvidor do Município David Ribeiro destacou positivamente a força que há na cooperação entre a gestão municipal e a iniciativa privada, assim como a presença da população, e afirmou que o objetivo é finalizar a atual gestão municipal com a marca de 30 mil atendimentos no projeto.
“Esse é uma inciativa que tem colhido frutos para a população, garantindo os direitos e acesso a serviços. A Ouvidoria de Alagoinhas hoje tem um call center para atendimento de segunda à sexta, tem o Centro Operacional de Atendimento para pessoas físicas e jurídicas, tem o Gabinete de Rua, a Ouvidoria nos Bairros e também faz parte do Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias. Desse modo, o governo Joaquim Neto deixa uma marca histórica no que se refere à Lei de Acesso à Informação e na construção de garantias para a população”, aponta David.
A baiana de acarajé Maria Lúcia, de 63 anos, é moradora do bairro São Crispim e passou por consultas com o clínico geral e com o oftalmologista. “Eu aproveitei para passar pelos médicos, fui bem atendida por eles e pelas pessoas que estão trabalhando aqui hoje. Achei muito bom ter esse serviço sem fila e sem esperar”, avaliou D. Lúcia.
Jocimar Souza, pensionista, participou pela primeira vez do projeto, recebeu atendimento odontológico e saiu satisfeito: “Desse jeito, o acesso fica mais fácil; é oferecido um bom serviço. O atendimento foi rápido e já estou esperando a próxima vez.”
Com experiência em várias edições da Ouvidoria nos Bairros, a assistente social do CRAS Gessica Freitas considera o projeto uma oportunidade para que mais pessoas alcancem os serviços oferecidos pelo município. “Há pessoas que não têm recursos para pegar ônibus, por exemplo. Quando se oferece esses serviços numa área próxima delas, a gente consegue alcançar mais pessoas. Em nosso atendimento, eles comentam que acham bom estarmos mais perto deles, dando mais acessibilidade”, relatou a profissional.
Veja abaixo mais imagens da ação:
Fotos: Roberto Fonseca