Em resposta à matéria publicada que aponta dificuldades no acesso a marcação de consulta via POLICLÍNICA REGIONAL através da Central de Regulação, Controle e Avaliação do município de Catu. Gostaríamos de esclarecer que, desde que assumimos a gestão da Secretaria de Saúde de Catu, foram realizados mais de 15 mil atendimentos, priorizando as demandas reprimidas da Regulação.
Assim, amenizando esta problematica que se espalha em todo o Brasil. Em matéria do Jornal Nacional no último dia 30/07 terça-feira, o estado de São Paulo apresentou o número de quase 2.000 pacientes no
Aguardo do exame ecocardiograma, enquanto no nosso município oferecemos esse serviço no Ambulatório de forma quinzenal com médico especialista, inclusive Cardiologista e além dessa oferta levamos esse exame para as ações, como : Saúde Perto de Voce, Regulação Perto de Voce e Corujão da Saúde, onde o objetivo da Secretaria de Saúde é em especial zerar a fila da regulação, demandas reprimidas e garantir um atendimento de qualidade para todos os cidadãos.
Acrescentando que a policlínica se trata de um consórcio entre o município e o Estado, sendo repartida as vagas para 18 municípios além de Catu e que o gerenciamento de vagas por nossas reguladoras foi alvo de elogios pela gestão da policlínica, na comissão Intergestores Bipartites(CIB) pelo máximo aproveitamento de vagas. Portanto as vagas que chegam nem sempre corresponde as expectativas da população. E a regulação precisa atender aqueles que necessitam da real prioridade, nem sempre vai corresponder aos que não tem urgências. Já que é necessário fazer o controle dessas vagas e avaliação. A regulação de Catu é uma das únicas da região que continua atendendo de forma igualitária a todos os pacientes, porta aberta e de forma presencial. O que podemos dizer é que todo lugar que oferece algo, principalmente demandas de saúde, existirá filas e pessoas, precisamos normalizar e compreender que é cultural das pessoas se agruparem com antecedência ao horário de funcionamento, afim de garantir seu atendimento.
Além de todos os serviços que vem sendo ofertados pela regulação com um ambulatório municipal completo, totalizando 22 especialistas.
Podemos mencionar diversos atendimentos e serviços como o laboratório municipal que oferecem 65 tipos de exames laboratoriais, realizado de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Saúde, constatando mais de 56.000 tipos de exames realizados no último semestre.
Realizamos diversas ações concretas para melhorar o sistema de saúde, como a implementação da carreta da mamografia, o programa Corujão da Saúde, e a requalificação dos postos de saúde. Estas iniciativas têm sido fundamentais para assegurar que não haja dificuldades de atendimento na área da saúde em nosso município. Aproveitando a oportunidade gostaria com a nossa população mais uma conquista que em breve teremos no nosso município, o centro de imagens Saúde perto de você, que ofertará diversos exames de média e alta complexidade, ajudando também na redução dessa alta demanda da regulação.
Em relação à distribuição de fichas para marcação de exames, informamos que estas são disponibilizadas a partir das 7h da manhã, com mais de 150 fichas distribuídas diariamente. Garantimos que todos os pacientes são atendidos de acordo com a demanda e necessidade. É importante salientar que, apesar de informarmos amplamente o horário de distribuição das fichas, não podemos controlar a chegada antecipada dos pacientes, que por vezes optam por vir durante a madrugada.
Reiteramos nosso compromisso com a saúde da população de Catu e continuaremos trabalhando incansavelmente para melhorar e ampliar os serviços prestados. A saúde pública é uma prioridade em nossa gestão, e estamos empenhados em garantir que todos os cidadãos tenham acesso rápido e eficiente aos cuidados médicos necessários.
Precisamos salientar que conhecemos a realidade e as dificuldades do nosso sistema único de saúde, o que não nos isenta de procurar sempre pelas melhorias desses serviços, e o meu compromisso enquanto Gestora da saúde é buscar a acessibilidade da saúde e aumentar a oferta desses serviços. Esse é o nosso compromisso e o nosso dever, cuidar de gente.
Att, Jaqueline Braz da Silva, Secretária municipal de saúde de Catu.
Foto ; redes sociais
Fonte: Falaalagoinhasnews