Obra para requalificação do Elevador Lacerda tem novo aditivo publicado pela prefeitura de Salvador

Por Gabriel Lopes

Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias

O contrato para a execução das obras de restauração e requalificação do Elevador Lacerda, um dos principais cartões-postais de Salvador, ganhou um novo termo aditivo na última semana.

 

O acréscimo feito para as intervenções no equipamento foi no valor de R$ 2.051.998,60, equivalente a quase 31% do valor contratado inicialmente. Com o aditivo, o valor global do contrato com a empresa Flex Engenharia passa a ser de R$ 9,58 milhões. O aditivo foi assinado nesta semana e as obras estão sob gestão da Superintendência de Obras Públicas (Sucop) – órgão subordinado à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Utilizado para ligar a parte alta e baixa da cidade, com cerca de 22 mil usuários diários, o Elevador Lacerda passa por um processo de modernização com a promessa de oferecer mais conforto a soteropolitanos e turistas.

 

O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e prevê melhorias estruturais nos saguões que abrigam as quatro cabines dos elevadores, abrangendo desde implantação de sistema de climatização até nova pintura, iluminação, revestimentos das paredes e do piso, assim como soluções para otimizar o fluxo de passageiros.

Uma das novidades previstas no projeto será a liberação das varandas situadas nos espaços laterais do acesso da Cidade Alta, na Praça Municipal. Para isso, a sorveteria A Cubana, instalada no Elevador Lacerda desde o final da década de 1930 e que ainda hoje é uma referência ligada ao monumento, será realocada para o hall de acesso onde atualmente funciona o Centro de Informações ao Turista, conforme antecipado pelo Bahia Notícias.

 

ELEVADOR LACERDA
Com 150 anos de existência, o Elevador Lacerda possui 72 metros de altura e chega a transportar passageiros num percurso que dura cerca de 20 segundos. O equipamento foi inaugurado em 8 de dezembro de 1873, dia da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição – por esse motivo, inicialmente ele era chamado de Elevador Hidráulico da Conceição.

 

Foi o primeiro elevador público e também o mais alto do mundo. Inicialmente, ele funcionava por um sistema hidráulico. Em 1896, passou a ser chamado oficialmente de Elevador Lacerda, em homenagem ao seu idealizador, Antônio Lacerda, sendo eletrificado em 1906.

Fonte: Bahia Notícias