A expectativa do ministro do STF é que esse e outros casos possam ser concluídos até o final do ano | Antonio Augusto/Secom/TSE
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deu 60 dias para que a Polícia Federal (PF) conclua a investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados sobre uma tentativa de golpe depois das eleições de 2022.
A decisão foi emitida no dia 27 de setembro para a PF concluir uma das principais investigações contra Bolsonaro. Com a decisão, é esperado que o STF conclua outros inquéritos que vêm sendo conduzidos por Moraes até o fim do ano, como das fake news e das milícias digitais. Nos dois casos, a PF ainda precisa apresentar os relatórios para encerrar as investigações.
“Encaminhem-se os autos à Policia Federal para a conclusão das investigações e apresentação do relatório conclusivo a esta Suprema Corte no prazo de 60 dias. Após [isso acontecer] encaminhem-se os autos à Procuradoria-Geral da República, para manifestação, no prazo de 15 dias”, diz Moraes
Em seguida, a Procuradoria-Geral da República vai analisar o material e decidir se denuncia Bolsonaro e outros investigados. No entanto, o portal UOL informa que o procurador-geral, Paulo Gonet deve denunciar o ex-presidente nas investigações envolvendo fraudes no cartão de vacinação e desvios de joias recebidas como presentes por Bolsonaro.
Fonte: Bnews