para apoiar reeleição de Lula em 2026 PSD impõe condição ; saiba qual

Integrantes do PT já tentam garantir o apoio do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para o próximo pleito  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes Sociais

Dirigentes do PSD têm dito que o partido só deverá apoiar oficialmente a uma reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial de 2026 caso Lula declare apoio ao deputado federal Antônio Brito (PSD) para a Presidência da Câmara. A informação é da coluna de Paulo Cappelli, no site Metrópoles.

De acordo com a publicação, integrantes do governo federal já iniciaram as tratativas para convencer o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, a apoiar um quarto mandato de Lula. No entanto, integrantes da cúpula do partido apontam “falta de reciprocidade”.

Um integrante do PSD revelou que Lula precisaria sinalizar apoio a Brito para garantir o apoio oficial de Kassab e do partido na próxima eleição presidencial. Caso o acordo não ocorra, a sigla deve repetir a postura adotada em 2022, quando o diretório nacional liberou seus filiados para decidir quem apoiar.

Atualmente, o PSD conta com três ministros na Esplanada: Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura) e André de Paula (Pesca) e integra a base aliada do governo no Congresso, entregando votos. No entanto, o atual acordo não prevê qualquer compromisso que ultrapasse um apoio à governabilidade no Legislativo.

Além disso, Kassab integra o grupo de aliados que defendem que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tente a reeleição em 2026. Com isso, o presidente do PSD evitaria o embate entre seus principais aliados.

Tarcísio é um dos cotados para disputar a Presidência representando a direita. Além dele, também integram a lista: Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União-GO) e Eduardo Leite (PSDB-RS).

Enquanto isso, os candidatos à presidência da Câmara tentam conquistar o apoio de Lula e do PT na disputa. Na semana passada, Hugo Motta (Republicanos-PB), apontado como o nome do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), jantou com a bancada petista para tratar do assunto. É esperado que os deputados do PT se reúnam com Antônio Brito e com Elmar Nascimento (União Brasil) nos próximos dias.

Fonte:Bnews