Gustavo Carmo toma posse como prefeito de Alagoinhas

O advogado Gustavo Augusto de Souza Carmo (PSD) foi empossado prefeito de Alagoinhas na tarde deste 1° de janeiro, juntamente com o vice-prefeito Luciano Sérgio (PT) para o período de 2025 a 2028.

A programação incluiu uma missa, celebrada na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, a solenidade de posse na Câmara Municipal, e a transmissão do cargo com um momento de orações na sede da Prefeitura.

Os 17 vereadores eleitos nas eleições do último dia 6 de outubro também foram empossados hoje. A solenidade teve a participação do ex-prefeito Joaquim Neto, dos deputados Ludmilla Fiscina, Cláudio Cajado, Joseildo Ramos e Radiovaldo Costa, entre outros líderes políticos regionais, lideranças da sociedade civil, servidores públicos, educadores, autoridades e jornalistas.

Gustavo Carmo tem 49 anos, é casado e tem dois filhos. Iniciou a carreira política em 2009, como vereador em Alagoinhas, e foi presidente da Câmara Municipal. Além disso, já assumiu outras funções estratégicas, como os cargos de secretário de Governo, Comunicação, Educação e Relações Institucionais na gestão de Joaquim Neto.

Filho de Judélio Carmo, que foi duas vezes prefeito de Alagoinhas, Gustavo recebeu 41.705 votos no pleito de 2024, superando a votação dos outros cinco postulantes ao cargo.

Missa solene

Às 16h, o público lotou a Catedral de Santo Antônio para acompanhar a cerimônia religiosa festiva celebrada pelo bispo Dom Francisco de Oliveira Vidal. “E possível, sim, pensar a cidade numa dimensão de consciência que promova a vida em sua dignidade fundamental”, disse o bispo, fazendo um apelo aos novos gestores para que também “promovam Alagoinhas como uma cidade de portas abertas, no respeito à cidadania, onde todos se sintam incluídos”.

Em sua homilia, Dom Francisco Vidal pediu a Deus que abençoe Gustavo Carmo, Luciano Sérgio, todo o secretariado e os novos vereadores e vereadoras. O religioso também se dirigiu diretamente ao ex-prefeito Joaquim Neto para agradecer pelos serviços prestados durante seus oito anos de gestão da cidade. “Gratidão à sua pessoa, à sensibilidade que o senhor traz no coração. Deus o abençoe”, finalizou o bispo.

Posse na Câmara Municipal
Após a missa, por volta das 18h50, teve início a solenidade de posse dos vereadores na Câmara Municipal, presidida por Cleto da Banana. O evento foi aberto com a composição da mesa com autoridades políticas, a convocação dos atuais eleitos, a execução do Hino Nacional, o juramento e a assinatura do termo de posse pelos 17 edis. O atual poder legislativo de Alagoinhas é composto por 13 homens e quatro mulheres – todas elas reeleitas para este novo mandato.

Na sequência, quem tomou posse foi o vice-prefeito Luciano Sérgio. Bastante emocionado, ele destacou a importância das alianças políticas para o fortalecimento da gestão, e agradeceu a Deus e à família pelo apoio ao longo de sua trajetória política. “O poder é um catalisador de pessoas e de interesses e, ao nosso redor, haverá várias pessoas. Eu tenho crença de que faremos um governo para ficar na história do povo”, disse.

Em seu pronunciamento, Gustavo Carmo também agradeceu a Deus, às crianças, aos familiares e todos os apoiadores. “Hoje, realizamos um sonho que não é só meu, mas de milhares de cidadãos e cidadãs que sempre acreditaram na mudança. De uma gente honesta e trabalhadora que nunca abandonou a esperança e a vontade de construir uma cidade mais forte e próspera. O nosso momento chegou”, comentou.

Gustavo homenageou o pai, Judélio Carmo, sua grande referência na política. “Um homem simples, generoso, carismático, um político visionário, progressista, corajoso e desenvolvimentista, um valente na história de luta pela democracia e pela liberdade”, destacou. Ele também lembrou a mãe, Maria Nadilza da Silva. “Com ela, aprendi as lições mais preciosas da vida: a importância da fraternidade, do respeito e, acima de tudo, o verdadeiro significado do amor ao próximo. Essas lições continuam a conduzir minha trajetória todos os dias”, afirmou.

O novo prefeito disse que seu mandato será a chance com que sempre sonhou “de fazer a diferença na vida das pessoas”, e que seu compromisso é “construir a Alagoinhas do futuro, deixar um legado positivo para as próximas gerações e transformar o desejo de servir em ações concretas que possam melhorar a vida das pessoas”.

Gustavo reafirmou o desejo de um governo participativo, inclusivo, que alcance os interesses de todos os moradores. “Em nosso governo, mulheres, jovens, idosos, crianças, moradores de bairros menos favorecidos, pessoas com deficiência e de outros grupos vulneráveis, enfim, absolutamente todos serão ouvidos e terão acesso a políticas públicas que de fato atendam às suas necessidades”.

O novo gestor citou algumas das ações efetivas que serão realizadas em governo nas áreas de saúde, educação, social, cultural, de eventos, nos setores rural, industrial e de comércio. “Essas e outras realizações acontecerão de forma transparente, ágil, em um governo cada vez mais digital e com a participação popular. O povo opinará sobre o futuro da nossa cidade, e terá acesso mais fácil a serviços públicos e à informação”, declarou.

Transmissão de cargo
Após o evento na Câmara, os novos gestores se dirigiram à sede da Prefeitura, onde o ex-prefeito Joaquim Neto entregou a chave simbólica da prefeitura a Gustavo. Após a transmissão de cargo, um culto evangélico com louvores, reflexão bíblica e momento de oração encerrou a programação.

 

FONTE: SECOM