Foi inaugurada nesta quarta-feira, 10, a nova Gerência de Transporte Público do município, uma estrutura voltada para melhorar a eficiência e a qualidade do serviço de transporte coletivo. A novidade traz um sistema moderno que permite o acompanhamento dos ônibus em tempo real, com informações sobre as viagens em andamento, a localização exata dos veículos e o tempo estimado de chegada nos pontos de parada.
Localizada no Terminal Coletivo, a Gerência de Transporte Público, que integra a Secretaria de Mobilidade e Ordem Pública (Semorp), funcionará como um canal permanente de contato com os usuários, que poderão buscar informações, registrar reclamações e sugerir melhorias. A expectativa é que a nova estrutura contribua para um sistema de transporte que atenda melhor às necessidades da população.
A nova gerência contará com uma central de monitoramento para acompanhar a movimentação da frota. Todos os ônibus estão equipados com GPS, o que permite um controle mais preciso das rotas e facilita o atendimento ao público. O sistema mostra as viagens que estão sendo feitas, o horário de início da viagem e identifica motorista e cobrador do veículo, além de outras informações sobre a rota.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Gustavo Carmo afirmou que este é o primeiro passo para melhorar o sistema de transporte público de Alagoinhas. “Essa é uma medida importante para garantir um transporte mais eficiente e acessível para nossa população. Os usuários serão recebidos e atendidos e, a partir daqui poderemos identificar falhas, corrigir rotas e, principalmente, oferecer mais segurança e previsibilidade para quem depende do transporte público todos os dias”, disse o prefeito.
Gustavo Carmo anunciou que, até o final do mês de abril, já estará à disposição da população um aplicativo que celular que disponibilizará o mesmo sistema de monitoramento utilizado na Gerência de Transporte Público. Assim, o usuário terá todas as informações sobre as rotas e horários do ônibus do transporte coletivo.
De acordo com Washington Bueno, gerente de Transportes da ATP, empresa de ônibus que opera o transporte público em Alagoinhas, o sistema permitirá ter mais agilidade para tomar decisões, otimizar o serviço e garantir uma operação mais regular e eficiente. “O usuário terá uma aproximação maior com a prestação do serviço, tanto com a Prefeitura quanto com a empresa. Com acesso às informações sobre a rota dos ônibus, ele poderá planejar melhor seus deslocamentos”, afirmou Bueno.
O secretário de Mobilidade, Hilton Ribeiro, ressaltou o impacto direto da nova gerência no dia a dia de quem utiliza o transporte público. Para ele, é importante que as pessoas se sintam acolhidas e percebam que a gestão do município está a serviço da população. “Aqui, nós vamos ouvir os usuários e os rodoviários, saber de suas demandas e atuar para corrigir suas queixas. Além disso, teremos suporte para a fiscalização, sabendo se os horários estão sendo cumpridos, se os veículos estão operando, se as rotas estão sendo seguidas e se as viagens estão atendendo efetivamente a demanda das pessoas”, completou.
Fonte: SECOM/ALAGOINHAS