Arthur Lira propôs acordo para aprovar isenção de IR até dois salários mínimos e discutir depois isenção até R$ 5 mil | Lula Marques / Agência Brasil / Arquivo
O deputado federal Arthur Lira (PP/AL), relator do projeto de lei 2692/25 que dá isenção de imposto de renda para quem ganha até dois salários mínimos, propôs um acordo para que a matéria fosse aprovada sem alteração. O parlamentar destacou que uma isenção mais ampla de até R$ 5 mil será discutida em outro debate.
“Esse projeto faz parte de um combo que tem uma ligação muito próxima com o PL que isenta até cinco mil reais. Isso aqui é uma medida provisória que foi substituída por um projeto de lei para que os dois mínimos ficassem isentos no ano de 2025. A princípio, tinha um acordo para que essa medida provisória não fosse instalada, tendo os seus efeitos após o prazo final do Imposto de Renda para que quem ganhar até dois salários mínimos ficassem isentos”, disse Lira, ao ler o relatório na sessão desta quarta-feira (25), na Câmara dos Deputados.
“Por um critério de cuidado, há uma perspectiva de que, no vencimento dela até agosto, quando ela caducaria, passaria a se descontar de novo quem ganha até dois mínimos […] O acordo que foi construído vale para que este projeto não tivesse alteração alguma da medida provisória para que ele não machucasse o debate que nós vamos fazer muito mais amplo quando vier o projeto que isenta os cinco mil e as suas possíveis compensações”, complementou Arthur Lira.