O prefeito da Cidade de Aramari-Ba, Antônio Luiz Cardoso Dantas, o “Tonho Cardoso”, e seu vice, Mirivaldo Assis dos Santos, tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral da Bahia, nesta terça-feira (22/07). A decisão foi proferida pelo juiz Augusto Yuzo Jouti, da 163ª Zona Eleitoral de Alagoinhas, com base em acusações de abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2024.
A sentença é resultado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), protocolada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e por José Carlos Alves Nascimento, ex-candidato e adversário político de Tonho Cardoso. A ação aponta que houve uso indevido da estrutura da Prefeitura de Aramari, sob a gestão de Fidel Dantas sobrinho do atual prefeito para beneficiar a coligação “Unindo Aramari”.
Durante a apuração, a Justiça encontrou indícios de diversas irregularidades. Entre elas, destaca-se o uso de combustível bancado com dinheiro público para abastecer veículos que participaram de carreatas eleitorais. Também foram apreendidos 19 envelopes com dinheiro vivo, além de planilhas detalhando a distribuição de cestas básicas, próteses dentárias, óculos e materiais de construção práticas que, segundo a decisão judicial, configuram compra de votos, principalmente em comunidades da zona rural.
Apesar da decisão em primeira instância, a atual administração municipal permanece em exercício, enquanto aguarda o julgamento de possíveis recursos.
Em nota , o prefeito Tonho Cardoso se pronunciou:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O prefeito de Aramari, Tonho Cardoso, junto com vice Mirivaldo, o ex-prefeito Fidel Dantas, o Presidente da Câmara Rone Cardoso, os vereadores e lideranças da base e todo grupo de governo, vem a público esclarecer que recebeu com serenidade a decisão de primeira instância no processo eleitoral referente às eleições de 2024.
REFORÇAMOS QUE A GESTÃO MUNICIPAL SEGUE FUNCIONANDO NORMALMENTE, COM RESPONSABILIDADE, COMPROMISSO E FOCO NO BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO.
SEGUIMOS GOVERNANDO!
Fomos eleitos com a maior votação da história de Aramari, e é ao lado do povo que seguiremos confiantes que a verdade será reconhecida pela Justiça.
Não há qualquer fato que desabone a legitimidade do nosso mandato. Toda e qualquer denúncia será enfrentada com a tranquilidade de quem anda de cabeça erguida, com consciência limpa e fé na Justiça.
Lamentamos que adversários inconformados prefiram espalhar insegurança ao invés de contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade. Mas seguiremos firmes, governando com humildade, serenidade e fé.
Estamos no caminho certo. Com a permissão de Deus, o apoio do povo, com a verdade dos fatos e respeito às instituições vamos seguir até o fim, como manda a vontade das urnas.
Tonho Cardoso
Prefeito de Aramari
O caso segue aguardando decisão em instâncias superiores. Até lá, o prefeito e o vice permanecem nos cargos, enquanto a gestão garante que continuará trabalhando normalmente.
Por: Redação