Por Selma Nunes
No coração de Alagoinhas/BA, no vaivém do comércio local, surge uma figura que mistura coragem e determinação em igual medida: o empresário paraense Jefferson Santos Silva, responsável por dez unidades da franquia Chiquinho Sorvetes. Ele chega à cidade, arregaça as mangas e promete reposicionar a marca com muita inovação. Formado em Odontologia, ele trocou o jaleco branco pelo universo colorido e saboroso da rede de sorveterias que começou lá em Frutal (MG) e invadiu o país, com mais de mil lojas franqueadas. Jefferson revela que, ao contrário do que se poderia imaginar, descobriu ali não apenas uma nova profissão, mas uma verdadeira paixão.
Tudo começou em 2015, com a aventura de entrar no ramo de eventos, com o então, nada famoso, Whindersson Nunes. Como a estrutura de eventos demanda patrocínios, Jefferson contou que entre os patrocinadores estava a Chiquinho Sorvetes. Quando passou a frequentar a loja para a retirada dos ingressos que eram vendidos para o show, ele foi capturado pela prática do empreendedorismo.
Nesse momento, apostou na força da marca, nos desafios de franchising e, sobretudo, encampou o papel social de um empreendimento familiar, enraizado em tradições brasileiras. “No momento, senti que minha vida tinha até então permanecido em 0ºC, e que o calor daquele momento de decisão poderia derreter qualquer receio de mudança”, recorda Jefferson.
Decidido, ele deixou a clínica odontológica, e investiu na primeira loja da rede. Dez endereços depois, espalhados em alguns estados do Brasil, seu olhar recai agora sobre o reposicionamento estratégico da marca, como criar ponto de encontro que respeite a essência da cidade e dialogue com o público jovem, mas sem abandonar as famílias que há gerações se reúnem em volta de uma casquinha.
E como nada vem sem planejamento, Jefferson arquitetou um plano em três frentes: Identidade local, com ambiente arejado e espaço que convida a uma permanência alegre e divertida, numa sinfonia de sabores, com a criação de edições limitadas de seus produtos. No âmbito digital, parcerias com influenciadores para lives de degustação. Na terceira frente, a comunicação, se apresentar de forma original e verdadeira, mostrando que o gestor pratica o que prega. Nesse sentido, vale a pena conferir o Instagram de Jefferson: jeffersonsantos.ofc. “Mais do que vender sorvete, queremos adoçar a vida das pessoas e incentivar novos negócios”, afirma o empresário, com a certeza de quem aprendeu uma lição: crescer é, sobretudo, transformar.
Hoje, sob o sol escaldante da região Nordeste, as unidades de Jefferson já são refúgios para quem busca uma pausa refrescante. Entre um “picolé” e um “milk-shake”, cada cliente carrega consigo a narrativa de quem ousou recomeçar, guiado apenas por um encontro casual e uma vontade irrecusável de mudar o rumo da própria vida. E, nesse roteiro, o grande protagonista tem nome e sobrenome: Jefferson Santos Silva, o dentista que descobriu, em cada sorvete, um novo sorriso.