Após PSG x Istanbul Basaksehir, Neymar publica mensagem antirracista e equipe abandonam campo, veja video

“Vidas negras importam”. Esta foi a mensagem, escrita em inglês, publicada pelo atacante Neymar após os jogadores abandonarem a partida entre PSG e Istanbul Basaksehir, na tarde desta terça-feira (8), pela Liga dos Campeões (leia aqui). O brasileiro declarou apoio ao auxiliar camaronês Pierre Webó, da comissão técnica da equipe turca, que sofreu ofensas racistas do quarto árbitro, o romeno Sebastian Coltescu.

Neymar foi um dos atletas ouvidos pelo árbitro principal da partida, Ovidiu Hategan, também da Romênia. Junto com seu companheiro de PSG, o francês Mbappé, ele deixou claro que não continuariam em campo. Após longa discussão, em que Demba Ba, do Istanbul Basaksehir, saiu em defesa do membro do camaronês ofendido, os integrantes dos dois times se retiraram do jogo numa decisão histórica.

Após o abandono por parte dos jogadores, a Uefa demorou cerca de duas horas para decidir que o jogo entre as duas equipes será retomado nesta quarta-feira (9), às 14h55 no horário de Brasília, com uma nova equipe de arbitragem. O placar ainda não tinha sido inaugurado quando a partida foi interrompida aos 15 minutos do primeiro tempo.

PSG e Istanbul Basaksehir se enfrentavam no Parque dos Príncipes. O jogo é válido pela sexta e última rodada do Grupo H do torneio europeu. O time francês já garantiu vaga, mas pode alcançar a liderança caso vença o duelo. Já a equipe turca está eliminada.