Estoques de ‘kit intubação’ podem acabar em 20 dias, diz conselho das secretarias municipais

Informações das secretarias municipais de Saúde mostram que, em vários estados, os estoques públicos de medicamentos para intubação estão em níveis críticos e podem acabar nos próximos 20 dias. O chamado “kit intubação” tem, entre outros itens, remédios para anestesia, sedação e relaxamento muscular.

No Pará, os 12 hospitais da rede estadual só têm estoque para mais 15 dias. No Paraná, os bloqueadores neuromusculares são suficientes para apenas dois dias; sedativos e analgésicos só para mais uma semana, de acordo com o G1.

No Distrito Federal, o presidente do Conselho Regional de Medicina alertou para o baixo estoque de antibióticos e sedativos na rede pública. O dia começou com estoque zerado de dois remédios: o propofol, que é um anestésico geral de curta duração; e o vecurônio, relaxante muscular, que serve para facilitar a introdução do tubo na traqueia.

Em Florianópolis, no hospital estadual Nereu Ramos, medicamentos de intubação estão sendo diluídos para render mais. A Secretaria de Saúde de Santa Catarina diz que há risco de desabastecimento.

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde calcula que as reservas atuais durem só 20 dias e pede que o Ministério da Saúde garanta com a indústria a continuidade do fornecimento.

“Em todo o país nós estamos vivendo um momento extremamente crítico. O importante é que nesse momento de gravidade nós estejamos reunidos principalmente sob a regulação do Ministério da Saúde com a participação da indústria para nós estarmos regulando essa produção desses medicamentos; Ministério da Saúde e indústria para que não faltem nos hospitais de referência, principalmente nas unidades que estão no plano de contingência”, disse. 

O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga passou o dia nesta terça (16) no ministério e já foi informado da situação. Segundo fontes ouvidas pelo Jornal Nacional, representantes dos laboratórios já disseram ao governo que não dão conta de atender a demanda em curto prazo e sugeriram que o ministério importe esses remédios. Segundo essas mesmas fontes, outra alternativa em estudo seria o governo requerer da indústria os medicamentos para intubação que seriam exportados.

Na ponta, onde os profissionais de saúde se desdobram para dar conta de tantos pacientes, a preocupação é que o baixo estoque de remédios comprometa também outros atendimentos de emergência.

“Muitos desses medicamentos são usados para outros pacientes, são usados para cirurgias, por exemplo, e a hora que faltar vai ser um grande problema para continuar tocando as cirurgias de emergência e depois as cirurgias eletivas”, diz Suzana Lobo, presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

O Ministério da Saúde informou em nota que a definição sobre a necessidade de compra de medicamentos do “kit intubação” ocorre em parceria com estados, municípios e com a Anvisa.

“De posse dessas informações do Conass e Conasems, o Ministério da Saúde realiza análises em conjunto com os dados das indústrias enviados e atualizados semanalmente pela Anvisa. A pasta também envia semanalmente às indústrias o consumo médio mensal nacional. Além da busca pela equalização, essa ação também serve para balizar a produção e venda dos medicamentos para os estados prioritários.”

fonte : Bahia Notícias