“Gabigol que se cuide! Tô na área”, provoca Cartolouco

Novo atacante do Resende quer fazer história no Carioca

Artilheiro dos gols incontáveis – seriam cerca de 500 até hoje, em ‘peladas’ com amigos e torneios estudantis -, Lucas Strabko, ou simplesmente Cartolouco, humorista multimídia, jornalista e agora também jogador profissional de futebol, promete surpreender em sua passagem pelo Resende, na Série A do Carioca. Desinibido e irreverente, já adverte um de seus rivais na luta pelo protagonismo do campeonato: “Gabigol que se cuide! Tô na área!”

Em entrevista ao Terra, Cartolouco, ex-apresentador da TV Globo, contou que sua guinada para o futebol se deu por várias razões. A principal delas, vivenciar “o lado de dentro” de todo o universo que agrega roupeiros, massagistas, jogadores, pessoal da comissão técnica e por aí vai, com ênfase, no entanto, naqueles de menor visibilidade. “Quero dar voz a quem parece invisível.” Para isso, criou uma websérie sobre o tema.

Até agora já produziu três episódios – um sobre o momento de sua apresentação ao técnico do Resende, Sérgio Sargentim, outro de seu primeiro treino na equipe, em que marcou um gol, e o último, quando atuou como roupeiro no dia em que o time derrotou o Fluminense, por 2 a 1, na primeira rodada do Carioca, no início de março. “Desde então, todo mundo no clube já me trata como pé-quente.”

Para quem pensa que o novo reforço do Resende é só uma jogada de marketing – o clube raramente é tão citado no meio do futebol -, Cartolouco exibe seu currículo no esporte.

Chegou a disputar o Estadual Paulista de Futsal pelo Democrático do Ypiranga, nos Sub-11 e Sub-13. Mas atuava como goleiro. Fechava o gol, era um fenômeno e isso tinha muito a ver com uma superstição que mantinha sob sigilo. Ele arrancava um fio de cabelo de sua mãe, Sheila, e o colocava na chuteira. “Eu ganhava em confiança, fazia defesas impossíveis.”

Depois, porém, Cartolouco não seguiu carreira e desistiu de “catar a bola” mesmo nas “peladas” com seus amigos. Tornou-se jornalista e atacante, por vocação, mas a ideia de se profissionalizar nem existia ainda.

Vem desses encontros a conta imaginária de 500 gols marcados até agora. Com 26 anos, acredita que a marca possa ser superada rapidamente. Tanto que parou de beber faz três semanas e tem se mantido com peso ideal – 76 kgs, para 1m79. “Sou bom na área, no cabeceio ou nas finalizações por baixo. Tenho um estilo próprio”, diz.

Com registro regularizado na Federação de Futebol do Rio, Cartolouco, 26 anos, tem contrato por produtividade com o clube (os valores não foram revelados). Relacionado pelo técnico do Resende para a partida desta sexta-feira, contra o Flamengo, no Maracanã, vive a expectativa de entrar em campo nem que seja por alguns minutos e prevê que o “mundo acabaria” se fizesse um gol no Flamengo.

“Se isso acontecer, tem que parar tudo, acaba o futebol, o mundo se vai. O Flamengo não merece levar um gol do Cartolouco”.

Por :Silvio Barsetti