Confira o calendário de vacinação contra Influenza

Seguindo o programa nacional, a Secretaria Municipal de Saúde dará início à vacinação contra a Influenza (H1N1). Em Alagoinhas, as doses começam a ser aplicadas nesta quarta-feira (14), em campanha paralela à de imunização contra a COVID-19.

A campanha acontece até 9 de julho, e será dividida por etapas e grupos prioritários. Até 10 de maio, serão vacinados crianças a partir de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), e trabalhadores da saúde.

Também serão contemplados na campanha professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacinação contra a influenza protege as pessoas mais vulneráveis contra doenças respiratórias, previne óbitos  e reduz sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.  Outro motivo para se vacinar contra a influenza é evitar casos mais graves, uma vez que os serviços públicos hospitalares já estão superlotados para o tratamento do novo coronavírus.

Para proteção contra as duas doenças, a orientação é a de que as pessoas dos grupos prioritários tomem primeiro a vacina contra a COVID-19 e aguardem o prazo de 14 dias para se imunizarem contra a influenza.

Confira os pontos de vacinação:

Início: Quarta-feira (14)

Crianças ( de 6 meses até  6 anos), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto):

Local: Unidades de Saúde mais próxima da residência

Horário: 8h às 12 e das 14h às 16h.

Trabalhadores da saúde

Local: Central de imunização mediante agendamento prévio:

19 a 21 de abril

HRDB – Das 07h às 11h

HCA – Das 13h30 às 16h

22 e 23 de abril

UPA – Das 07h às 11h

Maternidade – Das 13h30 às 16h

Fonte:SECOM/Alagoinhas