UPA de Alagoinhas completa um ano com mais de 13 mil atendimentos

“A Unidade de Pronto Atendimento foi uma conquista fundamental para a saúde de Alagoinhas, e também uma grande aliada nesse contexto de pandemia pela Covid-19”, destaca o prefeito Joaquim Neto.

Único equipamento de saúde de complexidade intermediária do município de Alagoinhas, a UPA de Santa Terezinha completa um ano de funcionamento nesta quinta-feira (29) e atinge a marca de 13 mil e 110 atendimentos. A data marca também o encerramento das ações do Abril Verde, pela saúde e segurança do trabalhador, e será lembrada em ato simbólico para a equipe da unidade.

A secretária Rosânia Rabelo também reconhece a importância de poder contar com esse equipamento de saúde na gestão municipal da pandemia. “A UPA já começou a operar com exclusividade para pacientes com suspeita e/ou confirmação da Covid-19. São 9 leitos de observação, 1 de isolamento e 2 de estabilização. Farmácia, serviço de laboratório, refeitório e acolhimento de serviço social. Uma estrutura fundamental para nossa cidade e para essa emergência sanitária que estamos administrando”, explica a secretária de saúde.

A unidade possui área total de 426,88 metros e conta com médicos clínicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, técnicos em nutrição, em enfermagem e em radiologia. Inaugurada em 29 de abril de 2020, a UPA de Santa Terezinha é administrada pelo Instituto 2 de Julho e atende à população estimada em 152.327 pessoas. São 90 a 100 pacientes por dia com sintomas de síndromes gripais. O local adota o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), que estabelece a prioridade de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento do paciente.

“Foi um ano de muito trabalho e conquistas em prol da qualificação de nossa equipe, visando desempenhar um serviço de excelência na assistência ao casos de Covid. O comprometimento dos nossos profissionais com o SUS é motivo de orgulho para o município de Alagoinhas”, comemora Karine Moraes, coordenadora de enfermagem da unidade.  

Fotos | ASCOM I2J

Fonte: Portal da Prefeitura de Alagoinhas