GCM é morto a tiros pela PM em casa de shows

Ele trabalhava como segurança particular no local e, após discussão com participantes, foi baleado. Duas armas foram apreendidas

Um GCM (Guarda Civil Municipal) que fazia serviço de segurança particular se envolveu em uma discussão na porta de uma casa de show em Osasco, na Grande São Paulo, efetuou disparos e foi baleado e morto pela Polícia Militar.

O caso aconteceu na madrugada deste sábado (8). Câmeras de monitoramento flagraram a ação. Cinco policiais militares, em duas viaturas, realizavam patrulhamento pela avenida João Ventura dos Santos, no bairro Portal D’Oeste, por volta de 1h50, quando escutaram o barulho de disparos de arma de fogo.

Pouco mais a frente, os agentes viram um homem, depois identificado como GCM Maurício Amorim Vidal, de 43 anos, efetuando disparos para o alto. Segundo a PM, ele também desferia chutes e gritava com um homem que estava caído no chão.

O homem caído ao solo era Mateus Barbosa dos Santos, que estava com a companheira Sabrina Ferreira Basílio da Silva, ambos de 20 anos.

Diante da situação, os agentes desembarcaram das viaturas e se abrigaram em diferentes espaços. Em seguida, pediram para que o guarda municipal largasse a arma que segurava.

Naquele momento, segundo a PM, Maurício, que até então não havia se identificado como guarda municipal, se virou com a arma em direção aos agentes, que dispararam. 

Maurício foi baleado e socorrido ao Hospital Regional de Osasco, mas não resistiu aos ferimentos. Dois seguranças da casa de show presenciaram toda a ação.

Os policiais apuraram que o desentendimento entre Maurício e Mateus começou após o guarda municipal presenciar uma discussão entre o jovem e a namorada, na porta do estabelecimento.

Próximo ao local foi encontrado um veículo Fiat Siena, que pertencia ao GCM. Dentro do veículo os agentes localizaram outra arma de fogo. O carro foi entregue ao tio da vítima.

Todos foram conduzidos ao 10º Distrito Policial de Osasco, que pediu assessoramento ao Setor de Homicídios do município.

O Instituto de Criminalística de Barueri foi acionado para realização da perícia e exames residuográficos nas mãos dos policiais envolvidos na ocorrência e também da vítima. Foi solicitado exame necroscópico e toxicológico para Maurício.

As armas dos policiais militares assim como as duas armas de Maurício foram apreendidas. O mesmo ocorreu com os 13 estojos de munição encontrados no local.

O delegado entendeu que os policiais militares agiram “sob a salvaguarda da excludente de ilicitude do estrito cumprimento do dever legal, motivo pelo qual, deixou de lavrar o flagrante em relação ao homicídio, sem prejuízo de eventual modificação futura da capitulação”.

O caso foi registrado como homicídio simples (morte decorrente de intervenção policial), disparo de arma consumado e estrito cumprimento de dever legal.

Segundo informações da Record TV, Maurício fazia serviço de segurança particular da casa de show “Sempre Bella”, e a discussão aconteceu na saída dos participantes do evento. A Corregedoria da Polícia Militar vai investigar a conduta dos policiais envolvidos.

O corpo de Maurício está no IML (Instituto Médico Legal) de Osasco, onde passará por exames.

  Por: Mariana Rosetti, da Agência Record