Em clima de final com público, Fluminense arranca empate do Flamengo e título carioca fica em aberto

A primeira partida da final do Campeonato Carioca, neste sábado, no Maracanã, teve clima de decisão com torcida para Flamengo e Fluminense, apesar da proibição do público parcial pela Prefeitura do Rio. Com 150 convidados permitidos nas arquibancadas, as equipes fizeram um clássico disputado na bola e no grito, dentro e fora de campo.

Foram nove cartões amarelos, cinco para o tricolor e quatro para o rubro-negro. No fim do jogo, dirigentes trocaram xingamentos e palavrões no túnel de acesso ao vestiário.

O Flamengo dominou, jogou melhor e largou na frente no primeiro tempo, com Gabigol, de pênalti. Mas diminuiu a intensidade no fim, e depois de quatro substituições para cada lado, o Fluminense empatou com Abel Hernandéz e quase virou. O resultado não dá vantagem para ninguém para o jogo do próximo sábado.

No meio de semana, o Flamengo recebe a LDU, do Equador, pela Libertadores. E o Fluminense o Junior, da Colômbia.

Com sua força máxima em ação, o Flamengo controlou as ações desde o começo e não deixou o Fluminense jogar. Fred e Nenê tiraram o poder de marcação tricolor, e o time rubro-negro aproveitou para conduzir a bola da defesa para o ataque e criar muitas chances, principalmente pelo lado direito.

Gabigol passou a atuar aberto, com Bruno Henrique no comando do ataque. A movimentação de Arrascaeta e Éverton Ribeiro confundiam a defesa do Fluminense. Quando tinha a bola, o time de Roger Machado forçava o passe para a velocidade de Kayke e Gabriel Teixeira, mas não chegava em bloco.

A supremacia do Flamengo de Ceni obrigou o Fluminense a mudar. Ao resistir a um placar mais elástico, ganhou ânimo para o empate. Roger tirou Fred e Nenê e colocou Cazares primeiro e depois Luiz Henrique, Caio Paulista e Abel Hernandez. A dinâmica foi outra. Em função dos cartões amarelos, Ceni tirou Diego e Isla. Em seguida, Bruno Henrique e Éverton Ribeiro por cansaço. As entradas de Matheuzinho, João Gomes, Vitinho e Pedro desajustou o Flamengo em termos táticos.

O Fluminense passou a jogar melhor e causar mais perigo. Em bola aérea, veio o gol de Hernandéz. No lance, a bola foi cruzada da esquerda para a direita. Luccas Claro desviou, e o goleiro Gabriel Batista só assistiu, sem sair. O uruguaio arrematou de cabeça e deixou tudo igual. Por pouco, o tricolor não virou na sequência, com Luiz Henrique, em contra-ataque que deixou a defesa do Flamengo paralisada.

Por :Diogo Dantas