UPA suspende serviço e deixa população de Alagoinhas sem atendimento

Quem esteve na manhã desta quinta-feira, 27, na UPA de Santa Terezinha, Unidade pré-hospitalar para tratamento ao Covid-19, voltou para casa com a cara abanando.

Fonte: Plantão Bahia

Quem esteve na manhã desta quinta-feira, 27, na UPA de Santa Terezinha, Unidade pré-hospitalar para tratamento ao Covid-19, voltou para casa com a cara abanando. Isso porque todos os atendimentos foram suspensos e nenhuma explicação foi dada para quem procurou os serviços médicos de emergência no local.
“Só estamos realizando coleta e pronto. Desde ontem, (terça, 25) que tá assim”, diz um funcionário na quarta, 26, para quem esteve na unidade. Com as portas fechadas é possível ver o movimento de funcionários, internamente, enquanto a população se mantém na porta, debaixo de chuva, aguardando por informações precisas sobre retorno de atendimento, presença de médico e motivo da falta de funcionamento.
Um paciente que foi buscar resultado do teste para Covid-19, gravou um vídeo perguntando às autoridades, o que seria feito se o resultado desse positivo. “O que justifica prefeito Joaquim Neto a paralisação do atendimento da UPA de Santa Terezinha? As pessoas que estão vindo aqui são orientadas a procurar o Hospital Regional Dantas Bião ou ir para os postos. Como explica isso Secretaria de Saúde?”, indaga o cidadão. A equipe do Se Liga Alagoinhas esteve na Unidade de Saúde de Família de Alagoinhas Velha e não encontrou médicos em serviço.

Essa realidade é diária para quem busca os serviços de saúde municipal. A gestão atual não consegue fornecer explicações plausíveis para o caos instaurado na cidade durante a pandemia.