Ao lado de João Roma, Bruno Reis assina autorização para trecho 2 do BRT

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assinaram nesta quarta-feira (2) a autorização para início da execução do trecho 2 do BRT da capital baiana. A ação teve a articulação do ministro da Cidadania, João Roma (Republianos). Serão investidos R$ 215,2 milhões, com recursos do Orçamento Geral da União e contrapartida da prefeitura.

Com isso, a elaboração dos projetos básico e executivo deve ser iniciada já em julho, com previsão para conclusão de três meses. Em seguida, a prefeitura fará a licitação para início da implantação do trecho 2. “O BRT é muito mais do que um sistema de transporte. É uma obra de mobilidade que vai beneficiar milhares de pessoas que circulam em nossa cidade”, declarou o prefeito, em nota.

“Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Rogério Marinho pelo carinho e atenção com Salvador.  Vamos continuar à disposição para ajudar no que puder nossa capital baiana”, afirmou Roma, também em nota. 

(Foto: Divulgação)

As obras do trecho 2 do BRT vão da Estação da Lapa ao Parque da Cidade. Além da implantação do corredor expresso para ônibus, de viadutos na Avenida Garibaldi e do elevado paralelo no Vale das Pedrinhas, serão construídas seis estações: Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas e Cidade Jardim. A Estação da Lapa será reformulada para permitir que a operação do BRT ocorra de forma integrada ao metrô.

Além do trio, participaram da solenidade de assinatura o deputado federal Marcio Marinho (Republicanos); o secretário municipal de Infraestrutura de Salvador, Luiz Carlos; o secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Tiago Pontes. Ainda nesta quarta, Roma acompanhou Bruno Reis em visita ao presidente Jair Bolsonaro para discutir projetos para Salvador. No encontro, foi debatido um financiamento de 125 milhões de dólares, junto ao Banco Mundial, para ações nas áreas da saúde, social e educação na capital baiana. 

Veja as etapas do projeto

O Projeto de Corredores de Transporte Público Integrado de Salvador (BRT) possui extensão total de 9,6 km, entre a Estação da Lapa e a Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), e foi dividida em três etapas.  

O trecho 1, que vai desde o Parque da Cidade até o Shopping da Bahia, já teve seus elevados concluídos e entregues ainda em 2020. Os complexos viários Félix Mendonça e João Gilberto, ambos na Avenida ACM, trouxeram mais fluidez ao trânsito de uma das regiões mais movimentadas da cidade.

No trecho 2, Serão construídos três elevados. Um deles ficará nas imediações do Vale das Pedrinhas, onde será implantada uma estação, a única elevada deste trecho. Um outro viaduto será construído na saída da Avenida Anita Garibaldi sentido Juracy Magalhães, eliminando o cruzamento com a Avenida Vasco da Gama e criando uma via expressa sentido Avenida Luís Viana (Paralela). O terceiro elevado será implantado na região da Rótula dos Barris, exclusivo para o BRT, ligando a Estação da Lapa e a Avenida Vasco da Gama.

O trecho 3 – um adicional de aproximadamente de 1,5 km, em obras – vai ligar também o Cidade Jardim ao Itaigara. Ao todo, a obra terá 12 estações. O plano operacional ainda está sendo definido pela Prefeitura.

Fonte BNEWS