Meia tonelada de novos resíduos oleosos são encontrados em Itacimirim; veja

A Capitania dos Portos da Bahia informou nesta quinta-feira (1º) que, na segunda (28), identificou a presença de meia tonelada de novos resíduos oleosos na Praia de Itacimirim, situada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

Após receberem informações sobre a ocorrência, uma equipe de militares da CPBA foi deslocada à área para avaliar as condições da região afetada e iniciar a remoção do material. 

De acordo com a Capitania, foi também criado um grupo de trabalho entre a Marinha do Brasil e representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Prefeitura Municipal de Camaçari.

Na terça (29), amostras do material recolhido foram encaminhadas para análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), que vai estudar se os vestígios apresentam o mesmo perfil químico dos resíduos oleosos que atingiram diversas praias no Brasil em 2019.

Além disso, na quarta (30), foi iniciada uma operação de remoção dos resíduos que estão presos às
rochas, o que corresponde a cerca de 300 kg. A Capitania informou ainda que o material oleoso possui consistência pastosa rígida e aparece somente na maré baixa.

Veja o vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

Fonte  Bnews