CENTENÁRIA SFROA 116 Anos : patrimônio cultural de Aramari-Ba

Flautas, trompetes, fagotes, tubas, sax e trompas são alguns dos instrumentos utilizados pelas Filarmônicas. Elas podem comportar mais de uma centena de músicos, geralmente executam um repertório de música erudita e costumam se apresentar em grandes auditórios, além de festas religiosas e profanas. Também chamadas euterpes ou liras, as Filarmônicas começaram a se formar no Brasil após a chegada de D. João VI ao país. A primeira Filarmônica criada no Estado da Bahia foi a Sociedade Filarmônica Erato Nazarena (ainda atuante), fundada em 1863, a partir do retorno dos soldados carabineiros originários da cidade de Nazaré, que lutaram durante a Guerra do Paraguai. As Filarmônicas são parte da Cultura Popular da Bahia.

(SECULTBA)

E é com todo o prazer que nossa redação do Comando Notícias  irá contar um pouco sobre  a  CENTENÁRIA SFROA 

( SFROA)  Sociedade Filarmônica Recreio Operário de Aramari , foi fundada em 20 de agosto de 1905 e recebeu como nome de batismo, Filarmônica Lira Recreio Operário de Aramari. Já em 20 de junho de 1915, foi reformada e passou a chamar-se Sociedade Filarmônica e União e Recreio. Entretanto, em 20 de junho de 1927, sofreu uma outra reforma e fixou-se seu nome como Sociedade Filarmônica Recreio Operário de Aramari dada a sua origem operária, que tinha como músicos, os funcionários da extinta VFFLB- Viação Férrea Federal Leste Brasileira.

                                                                              Vejam algumas fotos :

 

                              

O presidente Carlos Eduardo vem fazendo um trabalho bastante competente e não esconde a sua paixão pela CENTENÁRIA e a cada apresentação é visível em seus olhos a emoção assim como todos os Munícipes de Aramari.                                   

                                                                       CENTENÁRIA SFROA : Fotos atuais

 

Vídeo ;

Fotos Arquivos SFROA

Da Redação Comando Notícias