ABERTURA DO NOVEMBRO NEGRO É REALIZADA NA CÂMARA DE ALAGOINHAS

Aconteceu no dia 04 de novembro, a abertura da programação coletiva do Novembro Negro, uma iniciativa da vereadora Juci Cardoso que contou com o apoio e parceria da Câmara Municipal de Alagoinhas e do grupo GEPEA (grupo de estudos e pesquisas sobre Alagoinhas).

Ao iniciar o evento, o presidente José Cleto deu boas-vindas a todos e ressaltou: “ Precisamos falar sobre racismo, preconceito e discriminação. Mas, acima de tudo, sobre protagonismo negro e oportunidades, destacando a importância de dar visibilidade a um público que por muitas vezes permaneceu e ainda permanece marginalizado pela nossa sociedade”, passando posteriormente a palavra para a vereadora Juci Cardoso, que assumiu a mesa.

Nas considerações, a veredora ressaltou: “É uma honra fazer parte desse momento. Essa agenda do novembro negro em Alagoinhas começa com um diferencial e com essa proposta de ocupar este espaço institucional que historicamente foi negado à população subalternizada a margem de direitos como a população negra, para podermos dialogar uma vez que a nossa cidade é composta por 82% de negros, conforme o IBGE.”

Ede Ricardo Assis, coordenador geral do GEPEA, discorreu sobre os objetivos do Instituto e complementou: “A gente fica muito satisfeito de estar contribuindo com essa agenda que começa hoje…Estaremos debatendo na semana que vem a história de Almiro Conceição, que foi o primeiro vereador preto operário dessa Câmara”.

Eliana Evangelista e Aline Najara, historiadoras, participaram como convidadas. Durante as falas Aline, direcionando a palavra à vereadora Juci, destacou: “As ações que você vem fazendo, as conquistas que você vem buscando para o povo negro de Alagoinhas são significativas e emergenciais”. Eliana falou sobre a história da cidade e pontuou: “Alagoinhas nunca foi uma cidade de uma população majoritariamente branca. Alagoinhas foi uma cidade de pretos e pardos. Eu acho que isso tem que ser recuperado no seio desses trabalhos”.

A agenda contempla ainda eventos que serão realizados nos dias 11, 18 e 23 de novembro na Casa Legislativa.

O link para assistir o evento na íntegra está disponível no youtube: https://youtu.be/XP9Ft9iMUmg

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz