AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE COMBATE AOS MAUS-TRATOS ANIMAL

Fruto da solicitação feita através do requerimento n° 071/2021, aconteceu no dia 10 de novembro na Câmara Municipal de Alagoinhas uma Audiência Pública que discutiu o combate aos maus-tratos, educação sobre o cuidado e adoção responsável. A realização foi uma iniciativa da Comissão Especial de Bem-Estar Animal, formada pela vereadora Luma Menezes e pelos vereadores Anderson Baqueiro, Luciano Almeida, Edy da Saúde e Juracy Nascimento.

O presidente José Cleto fez a abertura e passou a palavra para a vereadora Luma conduzir a encontro. Além dela, compuseram a mesa: Mônica Aguiar, Guarda Ambiental, Ivanildes Mendes, Anjos de Quatro Patas, Renan Silva, SEDEA, Capitã Iara, 4° BPM, Helba Oliveira, SOS Animais e representações da Small Pet, Planeta Pet, Fatec.

O vereador Luciano Almeida pontuou: “Há quatro anos que eu venho lutando, batalhando para que as políticas públicas possam avançar em defesa e proteção dos animais” e relembrou a sua trajetória, citando uma das conquistas do seu mandato: a articulação e viabilização da doação do terreno da Fundação Anjos de Quatro Patas.

Entre as pautas discutidas destacaram-se a necessidade de políticas públicas destinadas à causa animal, aspectos relacionamos ao resgate de animais, denúncias, situação dos animais de rua, de famílias de pessoas com vulnerabilidade abrigados em instituições, ONGs da cidade de Alagoinhas voltadas aos animais, aplicabilidade da legislação no município, adoção responsável e castração para controle populacional.

A vereadora Luma Menezes, ao falar sobre os encaminhamentos, ressaltou: “Essa Audiência abre um segundo momento que é justamente esse momento que a gente vai tratar com relação ao controle populacional, porque a gente já trata do grande problema, do grande desafio que a gente enfrenta na nossa cidade que é a superpopulação dos animais. Vamos abordar de maneira muito mais específica sobre esse programa de controle populacional que estamos lutando na secretaria de saúde para que venha a acontecer”.

A gravação na íntegra está disponível através do link: https://www.youtube.com/watch?v=fGCeg9yVcSM

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom
Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz