Chuvas na Bahia: EUA vão doar R$ 750 mil em assistência às famílias

A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília anunciou, nesta sexta-feira (7), uma doação de R$ 750 mil em assistência para as famílias atingidas pelas fortes chuvas na Bahia. As informações são do site O Antagonista.

Segundo o comunicado divulgado pela embaixada, os recursos doados serão administrados pela Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) e Cáritas Brasileira, entidades internacionais.

“A ADRA irá distribuir itens de assistência, incluindo kits de limpeza e higiene, como vassouras, baldes, panos de limpeza, água sanitária, esfregões e detergente para mais de 800 famílias em Itambé, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Itapetinga e outras municipalidades. A Cáritas Brasileira irá entregar às famílias desabrigadas itens como, roupa de cama, utensílios de cozinha e kits de higiene”.

Segundo a embaixada, “especialistas em desastres da região da Bahia e de Washington, D.C. estão monitorando a situação em coordenação com a Embaixada dos EUA para determinar outras formas de assistência”.

Leia também: Chuvas na Bahia: Rui Costa se reúne com entidades internacionais em Ilhéus

Moradores de Canavieiras (BA) afetados por chuvas poderão sacar FGTS

Milhares de afetados

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, nesta sexta-feira (7), os números referentes aos atingidos pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. As informações são baseadas em dados prefeituras. Atualmente são 26.534 desabrigados, 61.551 desalojados, 2 desaparecidos, 26 mortos e 520 feridos. O total de atingidos chega a 850.325 pessoas. Na última quarta-feira (5), o número deatingidos era de 815.597 pessoas.

Os números correspondem às ocorrências registradas em 175 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 164 estão com decreto de situação de emergência. O último município decretado foi Mirante.

As localidades com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (3), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2), Ubaitaba (1) e Belo Campo (1).

Fonte: BNews