Guto projeta acesso do Bahia em 2022 e nova oportunidade para Oscar Ruiz

O técnico Guto Ferreira se apresentou ao Bahia na última segunda-feira (10), após curso na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Após as primeiras atividades com o elenco do Bahia em 2022, o treinador concedeu entrevista coletiva.

Na tarde desta terça-feira (11), Guto destacou o objetivo de conquistar o retorno para a Série A no comando do Tricolor e explicou o posicionamento do Bahia no mercado de transferências para esta temporada.

“Em 2016, falei que não importava como começasse, mas como terminava e cravei que em novembro a gente estaria na Série A. Espero que possamos repetir isso. Não espere um Bahia, nesse primeiro momento, jogando o seu melhor, conquistando. Se acontecer, vai ser muito bom e não vamos deixar de brigar por isso. O mais importante é o Brasileiro, o que vem para a frente”, afirmou Guto Ferreira.

“A gente conta com o apoio do torcedor, entendimento desse momento de reconstrução da equipe, onde estamos perdendo peças importantes, outras estão chegando. Algumas que tinham status diferente no plantel, passam a ter status de protagonista, tendo que performar. A gente espera que, ao final, tenha um time estruturado para que possam, em 2023, se estruturar ainda mais”, complementou o técnico.

Até o momento, o Bahia anunciou os jogadores Luiz Henrique, Djalma Silva, Jonathan, Rezende e Willian Maranhão. O técnico destacou o trabalho realizado pelo clube nesta janela de transferências.

“Estamos fazendo trabalho, onde discutimos entre todos da comissão e direção cada nome. A gente chega a colocar nomes, que são avaliados por todos. Quando existe a confirmação da maioria, a gente busca. Existe um estudo feito pelo DADE quando não conhecemos a fundo os jogadores, histórico, características. Temos muito bem definidos o que queremos. Quando o jogador chega próximo disso e tende a ter experiência boa, nós trazemos”, pontuou.

“O mercado está muito difícil, a concorrência é muito grande. O Bahia é um dos gigantes da Série B hoje, mas concorre com equipes da Série A. Existe uma defasagem. O mais importante é que quem está vindo são jogadores dispostos a vestir a camisa, lutar, se entregar ao máximo para que o Bahia atinge os seus objetivos”, continuou Guto.

Guto afirmou que o clube não tem como prioridade a busca por um camisa nove e destacou que o maior erro da temporada passada foi na formação do meio de campo.

“Temos um grande centroavante com contrato, que é o Rodallega. Depois, temos, talvez, um dos destaques e mais promissores do clube no trabalho da base, que é Marcelo Ryan. Emergencial nesse momento não é 9. São outras funções que estamos atrás”, apontou o técnico.

Oscar Ruiz terá uma nova oportunidade no Bahia. Afastado do elenco principal após a chegada de Guto na temporada passada, o atleta vai precisar convencer o treinador para seguir no Tricolor na sequência do ano.

“Acho que a questão de desempenho. Não consegui ver o Oscar Ruiz tendo desempenho no Bahia. Não sou eu. Isso aí é a opinião do torcedor, da maioria das pessoas. E, hoje, você tem que ter jogadores que tenham adequação salarial e possam dar resposta. Ele vai ter algumas oportunidades. Se ele conseguir, dentro dessas oportunidades, mostrar o que a gente precisa, com certeza, vai ter mais oportunidades”, contou Guto.

O Bahia estreia no Campeonato Baiano no próximo sábado (15). O duelo acontece na Arena Cajueiro, contra o Bahia de Feira, às 16h.

Fonte:BNews