Uma comitiva formada pela secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Iraci Gama, os secretários municipais de Comunicação, Márcio Gomes, de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Bruno Fagundes, de Agricultura, George Batista (Caboré), o diretor executivo da agência Mercado Comunicação, Thiago Sankey, o diretor municipal de Turismo, Erivaldo Souza, e o arquiteto Giuseppe Mazzoni, proprietário da GMF Arquitetura, empresa responsável por grandes projetos na área de entretenimento, como o Festival de Verão e o Festival de Inverno, esteve nesta sexta (11), no Parque de Exposições de Alagoinhas. O motivo foi uma visita técnica no equipamento público, visando unir propostas e ideias para a elaboração do projeto do Ala Beer, evento idealizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM), em parceria com a Mercado Publicidade, dentro da meta do Governo Joaquim Neto de consolidar a cidade como um dos mais importantes pontos de referência da cena cervejeira do Brasil.
“A iniciativa atesta o empenho do prefeito Joaquim Neto no fortalecimento da imagem da cidade e na busca de alternativas para reforçar o nosso potencial de mercado. Alagoinhas acompanha a franca ascensão do segmento em nível nacional, mas a perspectiva de identificação da cidade como destino cervejeiro ainda não foi explorado”, afirmou o secretário municipal de Comunicação, Márcio Gomes. “O objetivo é esse, atrelar a marca da cidade à marca da cerveja. Assim como ocorre em eventos como o Oktobeerfest , durante os dias do evento, o Ala Beer vai trazer entretenimento com shows, mas também uma série de experiências em torno da cerveja, colocando Alagoinhas no circuito das grandes eventos da Bahia, promovendo essa força em todo o país”, completou o diretor executivo da Mercado, Thiago Sankey.
Diferencial de Alagoinhas, a água utilizada na composição de bebidas, principalmente dos produtos alcoólicos, faz com que as cervejas produzidas aqui possuam qualidade incomparável no Brasil e em grande parte do mundo. Esse fator, somado à posição geográfica privilegiada, foram fundamentais para desenvolvimento dessa vocação econômica natural, inserindo Alagoinhas no mapa mundial de produção de cervejas, com ocupação de posição estratégica neste mercado. Atualmente, o polo de bebidas local conta com fábricas do Grupo Petrópolis, Heineken – que também produz, na cidade, a cerveja Amstel, considerada uma das melhores do mundo – e, em breve, será incrementado com a implantação da Cervejaria Cidade Imperial.
De acordo com a secretária da SECET, Iraci Gama, o evento que será realizado no Parque de Exposições atende à necessidade – e não só interesse -, de uma valorização e divulgação desse polo cervejeiro. “Alagoinhas está hoje no mapa turístico da Bahia, como parte integrante da Zona Caminhos do Sertão, em face a diversos avanços apresentados à Secretaria de Turismo do Estado, portanto, a organização desse evento vem para potencializar o turismo não só da cidade, mas também de todo o estado, gerando intercâmbio com outras empresas, com outros estados e também, com outros países”, disse a secretária.
“O que está sendo definido aqui é a elaboração de um projeto para um evento festivo e cultural, que movimente a cadeia da cerveja, ou seja, para que seja estimulado no município uma cultura cervejeira, atraindo novos investimentos, como a abertura de cervejarias artesanais”, explicou o secretário da SEDEA, Bruno Fagundes. George Caboré, secretário municipal da Agricultura, pasta que administra o Parque de Exposições, destacou a importância do Alabeer para a geração de uma corrente positiva de emprego e renda. ” Um evento desse porte, além de promover a entrada da cidade nesse cenário nacional, vai impulsionar o turismo, fomentando a economia local em todos os setores produtivos”, ressaltou.
De acordo com os organizadores, as datas de realização da Festa da Cerveja de Alagoinhas, o Ala Beer, dependem do cenário da pandemia.
Foto: Roberto Fonseca – SECOM
Fonte: SECOM/Alagoinhas