Prefeitura firma convênio com a GCM de Salvador para formação dos guardas municipais de Alagoinhas

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), firmou, nessa terça-feira (22), um convênio de cooperação técnica com a Guarda Municipal de Salvador, visando a oferta de um curso de formação para os agentes que atuam na Guarda Civil Municipal de Alagoinhas (GCM) O convênio foi assinado pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Roberto Torres, que representou o prefeito Joaquim Neto, pelo secretário da SEMAD , Lula Prata, e pelo comandante da GCM Alagoinhas, Salvador dos Santos.

O curso de formação dos guardas de Alagoinhas vai acontecer no Centro de Cultura, a partir dessa segunda-feira (28), e conta com instruções teóricas e práticas, somando uma carga horária de 600 horas de aulas, durante três meses. A etapa téorica será de forma on-line, com o suporte da equipe da Diretoria Municipal de Tecnologia(DTI), que vai equipar as salas com a tecnologia necessária para as videoconferências.

A coordenação da capacitação ficou a cargo do inspetor – geral da GCM Salvador, Marcelo Silva. “Os guardas de Alagoinhas serão qualificados seguindo o cronograma de disciplinas e conteúdo provenientes da Matriz Nacional das Guardas Municipais, que foi elaborada e indicada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), compreendendo um conjunto de conteúdos que abrange as áreas jurídica e operacional”, explicou o inspetor-geral da GCM Salvador.

O vice-prefeito Roberto Torres destacou a importância de investir na qualificação de guardas e no aparelhamento dessas corporações como uma forma de reforçar a segurança pública municipal. “Alagoinhas conta com agentes competentes, em sua maioria com longa vivência operacional, e nossa meta é fornecer todas as condições para que possam agir da melhor forma possível nas diferentes situações da prática profissional, para diminuir as ocorrências de violência na cidade”, afirmou.

“Estamos em vias de receber equipamentos, que sem esse curso de formação profissional, não poderíamos utilizar e podermos oferecer um serviço com mais qualidade à população. Por isso, é importante destacar que, no passado, foi muito difícil conseguir melhorias para a Guarda, então só temos a agradecer ao prefeito Joaquim Neto e ao secretário Lula Prata,  pela visão e por todo empenho no atendimento às nossas demandas”, destacou o comandante da GCM Alagoinhas, Salvador dos Santos.

De acordo com o secretário da SEMAD, Lula Prata, o curso  dá continuidade às estratégias da gestão municipal  para melhorar e ampliar a atuação da Guarda Municipal, em Alagoinhas. “Também estão previstos aentrega do novo fardamento, o envio de duas viaturas para atender à zona rural (uma para o distrito de Boa União e a outra, para o Riacho da Guia), e a aquisição de armas e coletes”, informou o secretário.

A ato contou, ainda com a participação da primeira-dama do município, Ludmilla Fiscina, e o vereador Edy Saúde, que destinou emenda impositiva no valor de 30 mil reais para melhorias na infraestrutura da sede da Guarda.

Fotos: Roberto Fonseca – SECOM

Fonte : SECOM/Alagoinhas