“A SEMAS reafirmou todo o apoio que vem dando aos Lares de Idosos, os quais reconhecem o esforço da Prefeitura em dar o suporte necessário, dentro dos princípios legais”, disse o secretário da pasta Rui Brito, que anunciou algumas ações que serão realizadas a partir da próxima segunda-feira (28) nos lares, como a entrega de alimentos, verduras e frutas, além da concessão de proteínas, “tudo de acordo com o plano de aplicação que será apresentado por cada Lar à SEMAS”.
Segundo Rui Brito, “a reunião foi bastante produtiva”. Os lares se comprometeram em apresentar ao Nucleo de Apoio e Desenvolvimento Institucional (NADI), o relatório sintético de despesas e receitas, visando a transparência das instituições.
Ficou acordado, ainda, algumas ações que serão realizadas pela SEMAS em parceria com o Conselho do Idoso, como os projeto Adote um Lar e Empresa Parceira do Idoso, “que será lançado em breve e contará com o apoio de empresas e parceiros, para viabilizar o apoio aos lares”, explicou o secretário. A ideia é que as instituições possam utilizar os recursos para suas regulamentações e regularizações, para que estejam aptos a celebrarem termos de cooperação e fomentos.
Os representantes dos Lares manifestaram repúdio às informações falsas e ao uso de imagens indevidas que foram disseminadas nas redes sociais recentemente. “Não somos nós quem fazemos isso. Nós nunca tivemos tanto apoio da Prefeitura e da SEMAS como na gestão de Joaquim Neto”, afirmou Sr. Antônio, dirigente do Lar Bezerra de Menezes.
“Não podemos reclamar das ações e do apoio com médicos, alimentos e outras coisas que a SEMAS, SESAU e a Prefeitura têm nos dados. Tudo é bem vindo! Estávamos sem nada para alimentar nossos idosos”, disse a dirigente do Lar Lindaura Plácido, Sra. Cristina. “Falaram muito nas mídias, mas só a SEMAS, através do Secretário Rui, foi ao lar e entregou alimentos, proteínas e ainda nos disse: ‘não passe necessidade, estamos aqui para encontrar soluções!’”.
Para Rui Brito, as ações irão melhorar ainda mais o que a Prefeitura já tem proposto aos Lares. “Mesmo não sendo responsabilidade do Governo e da SEMAS a ajuda com alimentos e outros insumos, nunca nos negamos e nem nos negaremos a cuidar dos nossos idosos e de quem mais precisa. Essa é e será a nossa identidade”, afirmou o secretário.
Fonte: SECOM/Alagoinhas