Primeiras análises do solo são entregues pela Prefeitura de Alagoinhas ao IF Baiano de Catu

A primeira leva de análises do solo feitas com o propósito de melhorar a produtividade da Agricultura Familiar foi entregue, nesta quinta-feira (07), no IF Baiano de Catu. A ação é uma parceria da Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG), com a Instituição Técnica de Ensino, e faz parte do Plano de Ação Territorial (PAT) Citricultura.

As amostras foram coletadas na região de Riacho da Guia, onde impera a cultura dos citros: laranja, lima e limão. Na ocasião, foram visitados, pela equipe técnica, 07 imóveis, o que resultou em 14 amostras.

Divulgação

O professor Luis Sória, responsável pelo laboratório do IF Baiano de Catu informou que serão realizados estudos de macro nutrientes “a fim de verificar a necessidade de Sódio, Cálcio, Fósforo, Potássio, Magnésio, Alumínio e matéria orgânica para que o agricultor possa fazer as devidas correções de adubações no solo e, assim, ampliar a sua lavoura”.

“Esse é um pequeno passo para o cumprimento da Lei Campo Forte Campo Feliz”, afirmou o Diretor de Articulação, Desenvolvimento e Apoio à Agricultura Familiar da SEMAG, Jessé Bicodepena. Ele informou que, em breve, será feita a coleta do solo nas regiões de Estevão, onde se cultiva Hortaliças, e Pindobal, “produtora da mandioca que faz a farinha de Buracica”.

Em paralelo à análise de solo, a equipe técnica responsável realiza a Assistência Técnica e Expansão Rural (ATER).

Fonte : SECOM/Alagoinhas