Testagem para COVID-19 é ampliada em Alagoinhas

 

 

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), ampliou a testagem para COVID-19. Agora, além de todas as Unidades de Saúde da Família (USF), os teste para detecção do coronavírus também pode ser feito na Policlínica Municipal e no Laboratório Municipal.

De segunda a sexta, das 08h às 12h, há testes na Policlínica Municipal, e das 13h30 às 15h30 em todas as Unidades de Saúde da Família (USF). Nos sábados, domingos e feriados, a testagem acontece no Laboratório Municipal, das 08h às 16h.

Os testes, disponibilizados de forma gratuita, são realizados através da coleta da amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete). O método ocorre de forma simples, prática e rápida e o resultado é liberado em até 45 minutos.

Em caso positivo e se os sintomas estiverem leves, o paciente é orientado a iniciar o isolamento domiciliar, além de seguir todo o protocolo de segurança estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Se o cidadão apresentar sintomas mais graves, deve procurar o hospital Regional Dantas Bião.