Alagoinhas mais perto das praias: inaugurada estrada que liga a região à Linha Verde

O prefeito Joaquim Neto participou, na manhã desta segunda-feira (18), no município de Itanagra, da inauguração da pavimentação da rodovia BA-504, no trecho de 20,32 Km, entre a cidade e o entroncamento com a BA-099, na Linha Verde, a segunda e última etapa da estrada que liga Alagoinhas, Araçás, Itanagra e toda a região às praias do Litoral Norte.

 

Fruto da iniciativa do Movimento Popular Acesso à Linha Verde, que nasceu em Alagoinhas, no ano de 2007, reunindo mais de 30 mil assinaturas, o acesso é um empreendimento do Governo do Estado, para o qual foram aplicados recursos na ordem de R$ 56 milhões, somando as  duas etapas. A estrada começa em Alagoinhas, na BR 101, passando por Araçás e Itanagra, até à Linha Verde ( BA 099 ), em Porto Sauipe. Hoje, para quem pretende se deslocar até Porto de Sauípe, percorre 66 km, num tempo médio de 55 minutos. Antes, esse percurso era feito em cerca de duas horas.

“Um sonho de décadas acaba de ser concretizado, a estrada que deixa Alagoinhas mais perto das praias é uma obra que vai fomentar o progresso para cidades beneficiadas, em diversas frentes. Meus parabéns ao idealizador e coordenador do movimento, Márcio Gomes, o Márcio da Linha Verde, a quem acompanho e apoio a luta desde que eu era prefeito em Sátiro Dias, e os meus agradecimentos ao governador Rui Costa, e a todos que contribuíram para a realização desse sonho”, comemorou o prefeito Joaquim Neto.

O governador Rui Costa externou a sua satisfação em realizar a entrega, que para ele, representa o enriquecimento dos investimentos do estado na região. “Essa obra garante que Alagoinhas e Itanagra possam chegar às praias do Litoral Norte, e isso vai significar mais desenvolvimento, uma vez que Itanagra deixa de ser final de linha, Araçás também aumenta o seu fluxo, e com o aumento do fluxo de pessoas, aumenta o fluxo de mercadorias, o comércio se fortalece, e nós teremos o crescimento da atividade econômica e do emprego para as pessoas”, pontuou o gestor, que na ocasião, também exaltou  o movimento popular e o abaixo assinado que deram impulso a ação, e autorizou a licitação da recuperação do trecho Alagoinhas – Araçás.

“É uma luta que nasceu do seio popular, um trabalho que foi iniciado há cerca de 14 anos, e que envolveu todos os membros da minha família na coleta de assinaturas dos moradores. Em menos de dois meses, já tínhamos um documento com 30.690 assinaturas, que foi entregue ao então governador da Bahia, Jaques Wagner, em 2007. Contatamos 25 prefeitos de cidades, que agora serão beneficiadas com essa obra, e setembro de 2013, os resultados já começaram a se concretizar, quando foi inaugurado por Jaques Wagner, o primeiro trecho, de Araçás a Itanagra”, conta Márcio da Linha Verde. “Ali foi o primeiro grande passo para libertar a nossa região em direção ao mar. Agradecemos imensamente aos que apoiaram o movimento, e pelo investimento de esforços de todos os gestores para proporcionar esse grande benefício”, acentuou Márcio.

Fotos: SECOM