Com apoio da Prefeitura, os eventos esportivos Marathon Bike e Marathon Night Run agitam Alagoinhas neste final de semana

Neste final de semana, a agenda esportiva de Alagoinhas será movimentada. Com 850 atletas inscritos de todo o país, no domingo (07), município irá realizar a 16ª Marathon Bike, uma das mais tradicionais provas do Montain Bike nordestino. Para completar a festa do esporte, no sábado (06), acontece a 7ª edição da Marathon Night Run (para corredores amadores e profissionais), prova com percurso de 5Km e 10Km, e que contará com 550 participantes.

A ideia é unir praticantes do esporte, iniciantes e entusiastas, por meio de um grande evento, que contará com estandes de expositores, área de alimentação, e outros espaços. E para garantir suporte total às competições, a Prefeitura participa da iniciativa, com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET ), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM) e da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), que disponibilizará duas ambulâncias.

A largada da 16º Marathon Bike acontecerá às 8h, em frente à Praça dos Esportes, localizada na Avenida Luís Viana, e que será inaugurada às 17h deste sábado (06). Com percursos de 30km, 50km e 70 km, o evento integra, por meio de convite, o Ranking brasileiro da modalidade XCM de Montain Bike e o Ranking baiano XCM, na qual os terrenos misturam trechos de terra, trilhas e asfalto.

“Esse é um grande evento que já virou tradição em nossa cidade, por isso não poderia deixar de ter o apoio da nossa gestão, uma vez que promove saúde, entretenimento e movimenta nossa economia, levando o nome de Alagoinhas para fora do estado”, declarou o prefeito Joaquim Neto.

De acordo com Jiovane Paulino, criador do Marathon Bike Alagoinhas, há 18 anos existia apenas uma maratona de Mountain Bike na Bahia e outras poucas no restante do país. “Após uma participação que fiz em um destes eventos, foi despertada uma paixão que me motivou a organizar uma competição deste modelo aqui em Alagoinhas. Descobrimos uma região muito rica e apta para a prática desta modalidade, que foi sucesso já na primeira edição e não tardou para sermos reconhecidos oficialmente como o maior e melhor evento da modalidade no Nordeste”. Jiovane também disse que em 2022 era para estar sendo realizada a 18° edição do Marathon Bike, “mas tivemos que parar por dois anos, por conta da pandemia. Graças a Deus, este ano estamos retornando com força total!”.

Serviço

16º Marathon Bike
Data: 7 de agosto (domingo)
Horário: 8h
Concentração: Praça dos Esportes

7ª Marathon Night Run
Data: 6 de agosto (sábado)
Horário: 20h
Concentração: Praça dos Esportes

Haverá premiação para os melhores colocados nas categorias oficiais.