Morre aos 73 anos ,a jornalista e apresentadora Glória Maria

A jornalista e apresentadora Glória Maria morreu na manhã desta quinta-feira, 2, no Rio, aos 73 anos. Ela estava internada, tratando um câncer, mas a causa de sua morte ainda não foi confirmada. Glória deixa duas filhas, Maria e Laura.

“É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria”, informou a TV Globo, em nota. “Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente”,

“Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”, diz o texto.

Por causa do tratamento, Glória estava afastada do Globo Repórter, onde trabalhava fazia 12 anos, há mais de três meses. O último programa que ela apresentou foi ao ar no dia 5 de agosto de 2022.

Glória Maria participou de inúmeros momentos marcantes da TV brasileira, especialmente na Globo. Ela foi a primeira a entrar ao vivo no Jornal Nacional na transmissão da primeira matéria a cores do noticiário, em 1977, mostrando o movimento de saída de carros do Rio de Janeiro, em um fim de semana.

Na emissora, tornou-se conhecida pelas matérias especiais e viagens a lugares exóticos, especialmente a partir de 1986, quando passou a integrar a equipe do Fantástico, programa do qual foi apresentadora entre 1998 e 2007. Glória entrevistou celebridades como Michael Jackson, Harrison Ford, Fred Mercury, Nicole Kidman, Leonardo DiCaprio Madonna.

Gloria Maria entrevista Mick Jagger para o Jornal Nacional em 1984 Foto: Reprodução TV Globo

Mostrou mais de 100 países especialmente na Europa, África e parte do Oriente, de onde revelou um mundo novo ao telespectador.

Ela nasceu em Vila Isabel, zona Norte do Rio, e se formou em jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Rio. Seu primeiro estágio foi no programa do Chacrinha, na TV Globo, ainda nos anos 1960.

A estreia como repórter foi em 1971 na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. Aos poucos, começou a colecionar grandes feitos na tela: no Bom Dia Rio, fez a primeira reportagem do matinal local, há 40 anos, sobre a febre das corridas de rua.

A jornalista Glória Maria em matéria de viagem feita para o Globo Repórter Foto: TV Globo

Foi amiga de diversos artistas nacionais, como Roberto Carlos para quem apresentou seu especial de TV em 2010, na Praia de Copacabana. Ela também oi escolhida pelo Rei para a entrevista que concedeu em sua residência e na qual ele acabou cantando para ela.

Em 2011, Glória apresentou o show que o cantor fez em Jerusalém. Na ocasião, Roberto Carlos tirou a apresentadora para dançar.