Festival de Cerveja da Bahia será realizado em Alagoinhas no mês de novembro

O sonho de tornar Alagoinhas a Capital da Cerveja está cada vez mais perto de ser realizado. A iniciativa alavancada pela deputada estadual Ludmilla Fiscina, através do Projeto de Lei Nº 24951/2023, ganhou o gosto do Governo do Estado e, nesta terça-feira (18), a Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), promoveu um encontro com membros da gestão municipal, estadual, vereadores e forças empresariais para um bate-papo sobre o Festival de Cerveja da Bahia.

Projetado para ser um mega evento feito a várias mãos, o Festival será lançado no mês de Setembro, com um calendário de ações para movimentar a imprensa e a sociedade em torno da festa, que será realizada em novembro, promovendo o desenvolvimento econômico de Alagoinhas e região, além de se caracterizar como uma manifestação cultural de interesse social e turístico para a Bahia.

De acordo com o prefeito Joaquim Neto, grande entusiasta do Festival de Cerveja da Bahia, “o propósito desse primeiro encontro foi reunir mentes e ideias para a construção de um festival único, que valorize a nossa cultura, atraia turistas, gere emprego, renda e transforme Alagoinhas em um grande pólo da cerveja, aumentando ainda mais os investimentos”. Ele lembrou que, recentemente, a Heineken anunciou um montante de 600 milhões de reais para a fábrica local.

Dois projetos paralelos, que foram construídos inicialmente pelo Governo do Estado e pela Agência Mercado, foram apresentados pelo secretário Maurício Bacellar, e pelo Diretor Executivo Thiago Sankey. Agora, uma comissão especial ficará responsável por unificar as propostas, incluindo uma série de ações, como o concurso de melhor cerveja artesanal do Brasil, eleição da rainha da cerveja, cursos com mestres cervejeiros, espaço gastronômico, rodadas de negócios, fórum sobre sustentabilidade, shows de música e muito mais; tudo isso em uma grande estrutura que será montada no Parque de Exposições Miguel Fontes.

Para o Secretário de Turismo da Bahia Maurício Bacellar, “Alagoinhas tem um diamante nas mãos: a economia da cerveja. Pretendemos reunir toda uma cadeia que movimenta essa engrenagem, desde o setor de transportes até o de embalagens, sem deixar de levar em consideração a sustentabilidade. Que o Festival de Cerveja da Bahia seja motivo de orgulho, não só para o município, mas para todo o Brasil! Que a produção de cerveja cumpra o seu papel econômico e social, trazendo muito desenvolvimento para a região, firmando Alagoinhas como Capital Nacional da Cerveja, uma vez que já é o maior pólo de produção do Norte e Nordeste”.

Ressaltando que o município será um centro motor de uma revolução no mercado da cerveja, o Secretário de Turismo do Estado reiterou que o Festival irá fortalecer a imagem da cidade como referência na produção de cerveja e fomentar ainda mais o pólo industrial, “em um círculo virtuoso para atrair ainda mais negócios”.

De acordo com a Secretária Iraci Gama, “esse momento é importantíssimo, especialmente porque estamos cuidando de tratar de um projeto que eleva o nome da nossa cidade. O que a gente pretende é que essas marcas de cervejarias se integrem à marca da nossa região. Alagoinhas, como a capital da cerveja, passa a dizer a todos, com muito orgulho, que pode abrigar em suas terras essas marcas que são nacionais e internacionais e isso também é muito significativo para a nossa economia. É preciso, ainda, lembrar que o fator primordial é a nossa água, ingrediente básico na produção da cerveja. A nossa água, por si só, dispensa qualquer produto. Nossa água não é apenas um mineral, elemento de sobrevivência. A qualidade da nossa água é o que dá nome à nossa cidade e é relevante também  do ponto de vista histórico e cultural”.

A Deputada Ludmilla Fiscina, peça chave na articulação entre o município e o Governo do Estado, celebrou o encontro e agradeceu o empenho de todos “para que possamos tornar o nosso Festival de Cerveja da Bahia um evento inesquecível e que compra o seu papel social”.

O encontro ocorreu no Espaço Colaborar, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Secet), e contou com as presenças do assessor de Planejamento e Gestão da Setur, João Henrique Paolilo, dos secretários municipais Iraci Gama (Cultura), George Caboré (Agricultura), João Rabelo (Governo), Ruidinaldo Costa (Assistência Social), Márcio da Linha Verde (Comunicação) e Bruno Fagundes (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), dos vereadores Cleto da Banana, presidente da Câmara de Vereadores; e Anderson Baqueiro, líder do Governo; além dos representantes empresariais José Carlos, presidente da Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas (ACIA), e Benedito Vieira, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Alagoinhas e Região (Sicomércio).

Fotos: Rogenis Dias

Fonte:SECOM/ALAGOINHAS