Projeto de Trabalho Social (PTS) do Conjunto Urupiara ofertará uma série de cursos profissionalizantes para os moradores da comunidade

Na última quinta-feira (21), foi lançado o Projeto de Trabalho Social (PTS) do Conjunto Urupiara, ação realizada pela Prefeitura de Alagoinhas, via Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), vinculada ao Programa Minha Casa Minha Vida. A iniciativa irá ofertar uma série de cursos profissionalizantes e oficinas de geração de renda para a comunidade residente no conjunto habitacional, contribuindo para a efetivação dos direitos sociais dos beneficiários.

“Nós resgatamos um recurso de 350 mil reais junto ao Banco do Brasil, oriundo do empreendimento Urupiara, que vai subsidiar a execução desse projeto, que visa fortalecer e integrar esta comunidade ao mercado de trabalho, através das perspectivas de fortalecimento social e do pluralismo socioeconômico”, informou o secretário Rui Costa Brito.

Cerca de 500 pessoas serão capacitadas em um total de 11 cursos ofertados, por meio do SENAI, como auxiliar administrativo, manutenção predial, técnico em logística, fabricação de pizzas e massas, salgados e folheados, confeitaria básica, eletricista de instalações prediais, mecânico de refrigeração, confeccionador de calçados, mecânico de manutenção de bicicletas.

O prefeito Joaquim Neto comemorou a abertura dos trabalhos do PTS Urupiara de 2024, elogiando os cursos oferecidos pelo SENAI – ele mesmo, em sua juventude, houvera feito o de mecânico – destacando a importância da capacitação para a elevação da qualidade de vida da população. “O SENAI há muitas décadas forma pessoas aqui em Alagoinhas. Inclusive, com o curso de eletricista, por exemplo, será mais fácil para a contratação de profissionais pela empresa ganhadora do consórcio de iluminação pública que já começou a trabalhar em nosso município”.

Além das capacitações, o PTS irá desenvolver um conjunto de atividades de caráter informativo, educativo e de promoção social, compreendendo a participação comunitária. O propósito final é garantir a qualificação profissional, a autonomia dos beneficiários e, consequentemente, promover a melhoria das condições socioeconômicas das famílias.

Compuseram a mesa solene, além do prefeito Joaquim Neto e do Secretário de Assistência Social Rui Costa Brito, as seguintes autoridades: Gustavo Carmo, Secretário de Relações Institucionais, João Rabelo, Secretário Municipal de Governo, o vereador Anderson Baqueiro, a diretora de inclusão e promoção social da SEMAS, Leydiane Rocha, a coordenadora de habitação da SEMAS Ana Carla Ribeiro, o presidente da Associação Comunitária Sinval Santos Almeida, além da analista do SENAI Gabriele Ribeiro.

Fotos: Roberto Fonseca